Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Governo fez tributo a Gonzaga no Liceu




Governo fez tributo a Gonzaga no LiceuO Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação(SEE) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), lançou nesta quinta-feira (21) o Ano Cultural do Forró: Tributo a Luiz Gonzaga. O evento aconteceu no ginásio de Esportes do Liceu Paraibano, em João Pessoa, e contou com as presenças dos secretários titulares e secretárias executivas das referidas pastas, gestores escolares, gerentes da SEE, alunos das escolas estaduais de João Pessoa e da comunidade escolar.

O evento teve início com os alunos da Escola Estadual Celestin Malzac, do Bairro Valentina de Figueiredo, em João Pessoa, que apresentaram uma dança ao som da música de Luiz Gonzaga. Após a apresentação cultural, o secretário de Estado da Educação, Harrison Targino, comentou o lançamento da cartilha em homenagem ao Ano Cultural do Forró. “A ideia é que as escolas possam utilizar o material distribuído resgatando a cultura paraibana na pessoa de Luiz Gonzaga em torno do forró, mas também com outros artistas como Jackson do Pandeiro, Sivuca e Marinês. Todos os anos teremos o ano cultural, que este ano está dedicado a Luiz Gonzaga e à música nordestina, que é o forró”, explicou o secretário.

O secretário de Estado da Cultura (Secult), Chico César, destacou a importância de levar esta temática para a escola. “Estamos levando esses mestres das artes pra dentro das escolas, para levar assim a cultura popular como um todo, que deu origem ao forró e inspirou Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e muitos outros”.

Na ocasião, também aconteceu a entrega simbólica de um kit, composto por cartilhas, cartazes e folders do Ano Cultural a diretores de escolas da Capital. O trio de forró Os Gonzagas animou o evento. “Nossa escola já está desenvolvendo um projeto sobre o centenário de Luiz Gonzaga, com apresentações de dança, peças teatrais e análise das músicas dele, então, este evento só vem complementar o nosso projeto de ensino e aprendizagem”, contou Telma Medeiros, diretora do Liceu Paraibano.

Para o aluno do 2º ano do Ensino Médio, Higlandeberto Mendes, que também é presidente do Grêmio Estudantil do Liceu Paraibano, a iniciativa das secretarias é muito importante para a divulgação da cultura nordestina entre os alunos da rede estadual. “O que vemos é que hoje a juventude só pensa em balada, não dá valor à nossa cultura, ao nosso forró pé de serra, então essa iniciativa é muito importante, pois com a distribuição das cartilhas os alunos conhecerão mais sobre o rei de baião e sua música”, afirmou o aluno.

O projeto – O Ano Cultural do Forró visa promover a ampliação do conhecimento de diferentes manifestações culturais mantendo viva a história e obra de personalidades artísticas brasileiras junto a alunos da Educação Básica. Será levado às escolas pelos professores que, em sala de aula, promoverão discussões e oficinas pedagógicas utilizando as cartilhas educativas que evidenciam a temática do forró, ressaltando as contribuições de Luiz Gonzaga e dos “Gonzagas” paraibanos para o fortalecimento da cultura popular. Com o produto deste trabalho, ao final do ano letivo serão produzidas pelos alunos da rede “Cartas a Luiz Gonzaga”.

Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário