Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Em 15 meses, 195 moradores de rua são assassinados no Brasil




Em 15 meses, 195 moradores de rua são assassinados no BrasilAo menos 195 moradores de rua foram assassinados no Brasil entre fevereiro de 2011 e maio de 2012.

Os dados, do Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos (CNDDH), revelam apenas uma parte do problema, porque o acompanhamento e o atendimento à população de rua são falhos.

Segundo o sociólogo Maurício Botrel, do CNDDH, o fato de que 61 homicídios ocorreram em Minas e 33 em Alagoas --48% das ocorrências-- não significa que os dois Estados sejam os mais violentos com a população de rua.

Para o sociólogo, eles estão no topo do ranking porque os casos foram franqueados ao CNDDH pelas autoridades estaduais graças à criação de comitês integrados por representantes de governos locais e sociedade civil

Estes comitês estão previstos no decreto que estabeleceu a política nacional para a população de rua. No entanto, a adesão ao decreto ainda é quase nula.

Belo Horizonte, Maceió e Rio de Janeiro instituíram comitês, de acordo com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Segundo o órgão, está sendo finalizado um "termo de compromisso" para que sejam firmados "pactos" com Estados e municípios.

Maria Cristina Bove, da Pastoral Nacional do Povo de Rua, defende que o governo coloque recursos no orçamento para incentivar adesões. Um dos temores é o de que sejam colocadas em prática no Brasil políticas sociais higienistas por ocasião da Copa do Mundo de 2014.

Para Bove, o ideal seria que as adesões ocorressem até o final do ano. "Senão, vai ser muito violenta [a situação na Copa]. As operações de higienização estão na pauta do dia", disse.



Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário