Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Sesc abre Salão de Artes Visuais





Sesc abre Salão de Artes VisuaisEm momento de celebração da cultura paraibana, o Serviço Social doComércio realizou a abertura do Salão de Artes Visuais na última sexta-feira, 3. A ação coincidiu com a inauguração do Salão de Exposições do Sesc Paraíba, localizado no Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco, na orla de João Pessoa. O evento também contou com homenagem ao renomado artista Hermano José.

O projeto, que anteriormente era denominado Salão dos Novos, vem se consolidando como valorizador da cultura, características e costumes regionais. Marcando um novo capítulo na arte paraibana, o Salão de Artes Visuais deste ano contou com 114 inscritos, dos quais 40 foram selecionados para integrar a exposição.

Comprometido com a disseminação da arte e cultura paraibana, o Sistema FECOMÉRCIO/ SESC/ SENAC- PB visa auxiliar o desenvolvimento intelectual da população através desta iniciativa. “Este é um espaço dedicado à sociedade, onde há a valorização dos artistas locais e da produção cultural do estado”, ressalta o presidente do Sistema, Marconi Medeiros.

Como forma de valorizar e resgatar a arte paraibana, o artista plástico Hermano José foi homenageado na abertura do projeto. “Eu só posso agradecer pela lembrança e pela homenagem que recebi. Espero que o Sesc continue disseminando a arte e levando à população o elemento que valoriza a vida, que é a cultura”, revela o artesão Hermano José.

Durante o evento também foram entregues prêmios a alguns dos artistas que estão com trabalhos expostos no Salão de Artes Visuais, com o intuito de estimular as suas produções. No Prêmio Incentivo os artesãoscontemplados foram: Tiba Magalhães, Karla Cardoso, Gildo Xavier, Anderson Marcos, Amaury Flôr e Aparecida Moura. Já o Prêmio Aquisição entregou os incentivos aos artistas Ornilson Montinegro, Rodrigues Lima, Dadá Venceslau, Fátima Queiroga, Felipe Lavorato, Raquel Stannick, Saulo Dannick, Tito Lobo, Célia Romeiro, Rafael Passos, Iris Helena e Estela Santos.

A estudante de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba, Karla Cardoso, que foi contemplada com o Prêmio Incentivo ficou surpresa com a premiação. “Este foi o meu primeiro edital e, como têm muitos bons artistas, eu não esperava ser classificada e nem ganhar prêmio. Mas, tudo isso só me estimula a desenvolver ainda mais o meu trabalho”, confessa. O artista Tito Lobo, que recebeu o Prêmio Aquisição, se sentiu renovado com a conquista. “Fui descoberto pelo Sesc quando eu participava do projeto Pintando os Muros da Cidade. Então, receber esse prêmio só me engrandece e valoriza não apenas a minha arte, mas a de todos os artesãos do estado”, revela.

Os trabalhos selecionados para participar da exposição tiveram a curadoria do artista plástico Flávio Tavares, do fotógrafo Antônio David, além da artista plástica e curadora da Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Arte, Lúcia França. A mostra, que conta com pinturas, desenhos, fotografias, objeto/escultura, instalação, gravura e vídeo arte, também passará pelas cidades de Campina Grande e Guarabira. Os municípios de Cajazeiras, Sousa e Patos participarão recebendo as palestras e oficinas do Salão de Artes Visuais.  


Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário