O Programa do Leite na Paraíba será retomado. A garantia foi dada ao governador Ricardo Coutinho nesta terça-feira (7) pelo Ministério doDesenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) por ofício enviado pela secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Maya Takagi.
A retomada do programa nos 223 municípios paraibanos ocorrerá a partir de termo de compromisso a ser assinado nesta quarta-feira (8) pelo governador Ricardo Coutinho no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
O governador Ricardo Coutinho celebrou a liberação do programa e destacou o empenho para garantir a sua manutenção: "Sei como está a situação dos pequenos e médios produtores do semiárido paraibano. Os problemas verificados no programa não foram provocados por nós, mas fizemos tudo que estava ao nosso alcance, nos reunimos com a ministra Tereza Campelo por diversas vezes, e colocamos a necessidade do ponto de vista da segurança alimentar e da garantia da produção leiteira”.
"Fomos comunicados oficialmente que as providências que tomamos do plano de reestruturação foram consideradas adequadas e que o programa finalmente poderá ser retomado para os laticínios que apresentarem condições sanitárias e de funcionamento regulares e os produtores que possuírem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
O documento é resultado do plano de reestruturação do programa, que envolve diversas ações no monitoramento permanente e sistemático da qualidade do leite, recadastramento dos agricultores familiares e das famílias beneficiárias, e na fiscalização das quantidades envasadas de leite. O plano foi executado pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Eemater), a Fundação de Ação Comunitária (FAC) e a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa).
O secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, informou que o programa vai retornar com nova formatação: "O programa será retomado com mais qualidade. Trata-se de um novo programa do leite para nosso estado”.
Combate à desnutrição – Ramalho Leite, presidente da FAC, órgão que gere o programa, avaliou que a ação tem alto alcance social e que os índices de mortalidade e desnutrição infantil no Estado tiveram redução significativa nos últimos anos graças à distribuição gratuita de leite a mais de 120 mil famílias.
Ramalho Leite lembrou que a qualidade do produto será fiscalizada pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa). A FAC distribui o leite em cerca de 480 pontos. Quanto ao credenciamento dos produtores e os laticínios compete à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca por meio da Emater, que fez novo recadastramento dos produtores.
Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário