Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Caminhos do Frio chega a Pilões




Caminhos do Frio chega a Pilões Pilões se situa no que poderíamos chamar de “primeiras fraudas” do Planalto da Borborema, onde a precipitação pluviométrica é abundante e o frio de altitude é muito agradável. A topografia movimentada é prazerosa aos olhos; o verde é exuberante. Todos esses elementos serão aproveitados como produto turístico.

Sua paisagem serrana e seu clima agradável durante boa parte do ano são um convite aos turistas que gostam de um bom ambiente natural. Cortado por vários rios e belas cachoeiras (cachoeiras do Poço Escuro, do Ouricuri, da Manga), tem seu território pontilhado de montanhas eternamente verdes e vales estreitos e profundos onde várias trilhas ecológicas são exploradas por aventureirosde todo o Brasil. O casario rural é outro atrativo. O município abrigou muitos engenhos de rapadura, onde a aristocracia rural do final do século XIX construiu belas casas que ainda podem ser vistas. O Engenho Boa-Fé é um grande testemunho daquela bela época. A Pedra do Espinho, com seus mais de 150 metros de precipício, é muito procurada por amantes do rapel.

A região é berço de uma sociedade patriarcal, com forte predomínio da arquitetura no estilo colonial rural herdada do ciclo da cana-de-açúcar e carente de preservação (Recentemente foi descoberto um sítio arqueológico – cemitério indígena com várias urnas funerárias e objetos rudimentares –, que pode ter até dois mil anos de existência). Tal preservação se tornará possível com a conquista da região pelo turismo que o Roteiro “Caminhos do Frio” representa.




Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário