Dados divulgadas nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que 315,2 mil índios vivem na zona urbana. Segundo o Censo 2010, 36,2% dos índios moram nas cidades e 502,8 mil vivem na zona rural, são 63,8% do total.
Na área urbana, a proporção de indígenas na faixa etária de 0 a 14 anos (22,1%) é a metade da área rural (45,0%). A proporção se inverte na faixa de 65 anos ou mais (4,3% na rural e 7,7% na urbana).
A pesquisa por regiões revela que a porcentagem de indígenas na faixa etária de 0 a 14 anos que vive na zona urbana no Sudeste é 14,6%, menos da metade da região Norte (33,2%). Já na zona rural as proporções de crianças e adolescentes entre as regiões foram as mesmas.
Em áreas rurais há predominância de homens jovens. A pirâmide etária nessas regiões segue o padrão de base larga que afina com o aumento de idade. Isso indica que a população nessas zonas tem altas taxas de fecundidade e mortalidade.
A metodologia utilizada pelo instituto para chegar ao número total de indígenas em 2010 foi diferente de pesquisas anteriores. No passado, eram computados apenas aqueles que se dissessem indígenas ao serem questionados sobre sua cor ou raça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário