Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Centro de Leite Humano recebe apoio da Arquidiocese da Paraíba




Centro de Leite Humano recebe apoio da Arquidiocese da ParaíbaO Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral e a UTI Neonatal da Maternidade Frei Damião receberam a visita do arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, na manhã desta terça-feira (7). Acompanhado da diretora do centro, Thaíse Ribeiro, e da biomédica Mariana Figueiredo, Dom Aldo conheceu todo o processo que envolve desde a coleta do leite materno até o procedimento de pasteurização e controle de qualidade do alimento doado.

“O leite doado tem todas as suas características monitoradas e cadastradas em sistema online com a Fiocruz. Assim, conseguimos monitorar dados, como grau de acidez, quantidade de gordura, classificando-o como hiper ou hipocalórico, grau de maturação, além de garantir que esteja livre de bactérias. Todo este procedimento nos permite destinar o leite adequado às necessidades de cada bebê que utiliza os nossos serviços”, explicou Thaíse Ribeiro.

A diretora informou ainda que a Paraíba possui seis bancos de leite e 16 postos de coleta espalhados por toda Paraíba. “Quatro destes postos de coleta de leite humano foram inaugurados no ano passado. Eles estão localizados nos municípios de Santa Luzia, Bonito de Santa Fé, Itabaiana e Solânea. Somente o posto de Santa Luzia chega a receber mensalmente 50 litros de leite humano. O alimento coletado, por sua vez, é encaminhado para os bancos localizados em João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras e Patos para passar pelo processo de pasteurização e só então é disponibilizado para as crianças prematuras ou cujas mães não têm produção suficiente”.

Diante de tudo que lhe foi apresentado, Dom Aldo Pagotto declarou-se surpreso pelo trabalho realizado no Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, que atende não somente à rede pública hospitalar, como disponibiliza as doações para as demais unidades de saúde em que se faça necessário.

“Confesso que não tinha ideia da complexidade do trabalho que é realizado no Anita Cabral, assim como o cuidado dos profissionais envolvidos na excelência do processo e o grande investimento necessário para a disponibilização deste importante serviço. Como membro da Pastoral da Criança, entendo que o aleitamento é primordial para a saúde integral de nossas crianças e a falta deste gesto de amor compromete o desenvolvimento psíquico e orgânico na infância”, declarou o Arcebispo da Paraíba.

Ao receber da diretora do centro a informação de que o estoque da instituição estava em baixa por conta da redução do número de doações no período de férias, Dom Aldo se colocou à disposição para ajudar a incentivar e a conscientizar as mães de sua arquidiocese sobre a importância do aleitamento materno. “As igrejas têm grande influência e dispõe de capilaridade para ajudar a esclarecer, propagar e divulgar este importante trabalho e, com certeza, ajudaremos nesta causa”. Foto: Kleide Teixeira/Secom-PB

Dom Aldo recebeu das mãos de Thaíse Ribeiro o certificado de apoiador da rede paraibana de bancos de leite humano. “Agradecemos muito o apoio da comunidade católica e ressaltamos a importância desta parceria”, enfatizou a diretora do Centro Anita Cabral.

Entre as mães que conhecem de perto o valor do trabalho realizado pelo Banco de Leite, está Roselaine Sousa. O filho Lucas, de apenas quatro meses, recebe doações de leite materno desde que nasceu. “Não consegui produzir leite e amamentá-lo. Procurei o Banco de Leite Anita Cabral e desde então meu filho é alimentado através das doações que recebemos; o que vai acontecer enquanto ele quiser mamar”.

Dom Aldo Pagotto ainda participou de café da manhã especial e visitou a UTI Neonatal da Maternidade Frei Damião, onde muitos bebês internados são beneficiados pelo leite coletado e processado no Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral.

Para mais informações a respeito das doações de leite humano, a população deve entrar em contato através do telefone 3215.6047.



Pb.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário