Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

terça-feira, 4 de setembro de 2012

MP garante implementação do Samu em Rio Tinto




MP garante implementação do Samu em Rio Tinto As populações de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição (no Litoral Norte da Paraíba) já estão sendo beneficiadas com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que foi entregue na última sexta-feira (31), graças à intervenção do Ministério Público da Paraíba (MPPB).



Para garantir a implementação do serviço, a Promotoria de Justiça de Rio Tinto acionou os três gestores municipais e propôs a celebração de termo de ajustamento de conduta. Segundo explicou o promotor de Justiça José Raldeck, o objetivo do MPPB era evitar que os municípios perdessem a ambulância básica devido à burocracia, além de agilizar a aquisição de equipamentos e o treinamento da equipe de profissionais.


Através do TAC, ficou acordado que a Prefeitura de Rio Tinto seria a responsável pela construção da base local do serviço, entregue na semana passada. As três prefeituras também fizeram parceria para compor a equipe de profissionais. “Essa tem um enfermeiro com nível superior e isso é muito importante porque esse profissional tem maior conhecimento das técnicas de ressuscitação, por exemplo, e tem mais preparo para repassar melhor as informações sobre o quadro clínico do paciente ao médico. Apesar de uma resolução federal exigir esse profissional na equipe, a maioria dos municípios não cumpre essa exigência e as unidades básicas do Samu contam com técnicos de enfermagem”, destacou Raldeck.


Samu


O Samu integra a política Nacional de Urgência e Emergência. O serviço que pode ser acionado através do número de telefone “192” funciona 24 horas por dia para prestar socorro à população em casos de emergência, reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação e as sequelas decorrentes da falta de assistência médica profissionalizada.


Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário