Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Juíza da 70ª zona eleitoral da Paraíba suspende realização de pesquisa Ibope em João Pessoa

Questionário não tinha nome de uma candidata. Ibope nega irregularidade, mas decide cancelar pesquisa.

A juíza eleitoral da 70ª zona eleitoral da Paraíba, Túlia Neves, suspendeu no final da tarde desta terça-feira (4) a realização de uma pesquisa Ibope para a Prefeitura de João Pessoa que estava prevista para ser divulgada na sexta, dia 7. O motivo é a omissão do nome de uma candidata e um dos formulários da pesquisa.

Em nota, o Ibope negou irregularidade, mas informou que, "comprometido com a lisura de suas pesquisas e com sua credibilidade, decidiu interromper e cancelar a pesquisa que estava sendo conduzida neste momento. Oportunamente será agendada uma nova rodada de pesquisa eleitoral neste município".

A determinação da Justiça Eleitoral veio depois que um pesquisador do Ibope foi detido nesta terça enquanto realizava a pesquisa. Junto com o pesquisador, havia uma cédula do questionário em que não constava o nome da candidata Estelizabel Bezerra (PSB).

O Ibope divulgou duas notas sobre o caso, uma às 16h20 (antes de a Justiça informar a decisão de suspender a pesquisa) e outra às 19h28 (depois da decisão).

Nas notas, o Ibope reconhece falha na preparação da cédula entregue ao entrevistado, mas enfatiza que o material em que consta a falha é complementar. O instituto diz que, na pergunta principal (a pesquisa estimulada), constam os nomes de todos os candidatos.

"Informamos que houve um erro meramente formal na preparação da matriz da cédula que é entregue complementarmente ao entrevistado, na qual estava ausente o nome da candidata Estela Bezerra. Esclarecemos que o uso da cédula é um procedimento interno do IBOPE e apenas complementar à entrevista, sendo que a pergunta considerada na divulgação é aquela estimulada, realizada no início da entrevista, em que o candidato aponta no disco em quem irá votar", diz a segunda nota.

A pesquisa suspensa foi registrada no TRE-PB com o número 00053/2012.

Antes de ser ouvido pela juíza, o pesquisador detido, Ricardo Miranda, disse ao G1 que trabalhava para uma empresa terceirizada que presta serviço ao Ibope e afirmou que, no material apreendido, de fato não constava o nome da candidata.

O coordenador jurídico da campanha de Estelizabel Bezerra, Marcelo Weick, divulgou uma foto da cédula da pesquisa (veja abaixo). O advogado explicou que decidiu acionar a Justiça depois que o estudante Joel Cavalcanti informou à assessoria jurídica da campanha que recebeu o pesquisador em seu casa, mas durante o questionário percebeu a falta do nome da candidata Estelizabel Bezerra.

Leia a íntegra da 1ª nota do Ibope:

"Em relação à pesquisa iniciada hoje, 4 de setembro, pelo IBOPE Inteligência em João Pessoa, e registrada no Tribunal Regional Eleitoral de João Pessoa sob protocolo número PB-00053/2012, esclarecemos que, tanto no questionário registrado na justiça eleitoral quanto no disco entregue aos entrevistados para que indicassem em quem votariam para a prefeitura da cidade, constam os nomes de todos os candidatos.

Houve uma falha na preparação da cédula entregue complementarmente ao entrevistado, na qual está ausente o nome da candidata Estela Bezerra. Este é um procedimento apenas complementar à entrevista, não obrigatório, pois a pergunta considerada na divulgação é aquela realizada previamente, em que o candidato aponta no disco em quem irá votar, e por isso não causa qualquer interferência nos resultados.

Uma vez ciente do erro, o IBOPE suspendeu imediatamente o uso da cédula e continuou a realização da pesquisa na forma determinada pela legislação, ou seja, com a utilização do disco em que constam os nomes de todos os candidatos."

Leia a íntegra da 2ª nota do Ibope:

"O IBOPE Inteligência decidiu cancelar a pesquisa iniciada hoje em João Pessoa e registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob protocolo número PB-00053/2012.

Informamos que houve um erro meramente formal na preparação da matriz da cédula que é entregue complementarmente ao entrevistado, na qual estava ausente o nome da candidata Estela Bezerra.

Esclarecemos que o uso da cédula é um procedimento interno do IBOPE e apenas complementar à entrevista, sendo que a pergunta considerada na divulgação é aquela estimulada, realizada no início da entrevista, em que o candidato aponta no disco em quem irá votar.

Neste sentido, embora a pesquisa iniciada não apresente qualquer irregularidade e a falha na impressão da cédula não traga qualquer impacto sobre o resultado da pesquisa, o IBOPE, comprometido com a lisura de suas pesquisas e com sua credibilidade, decidiu interromper e cancelar a pesquisa que estava sendo conduzida neste momento.

Oportunamente será agendada uma nova rodada de pesquisa eleitoral neste município."







Nome da candidata Estelizabel Bezerra não constava em uma das fichas (Foto: Divulgação/Coligação Pra Seguir Em Frente)


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário