Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Um carro é roubado por dia em JP; apenas 1/3 é recuperado




Um carro é roubado por dia em JP; apenas 1/3 é recuperado Em João Pessoa, pelo menos um veículo é roubado todo dia. Só no primeiro semestre deste ano, o Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP) da Polícia Militar registrou 262 ocorrências, resultando uma média de 43 registros por mês. Se comparado com o segundo semestre de 2011, houve uma queda de 16,83%.

De julho a dezembro do ano passado foram registradas 315 ocorrências. Nos últimos 12 anos, de 2000 a 2011, a frota de veículos na Paraíba cresceu 13,45% e na Capital, o aumento foi de 11%, passando de 100.427 para 259.797 conforme dados do mês de junho do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Nos seis primeiros meses deste ano, a frota de veículos em João Pessoa passou de 261.278 para 270.336. Em relação aos registros da violência, a Secretaria de Segurança e da Defesa Social (Seds), através da assessoria de imprensa, informou que uma das metas do órgão é diminuir o número de ocorrências de Crimes Violentos Patrimoniais (CVP) que inclui o roubo. Na Capital, no segundo período de 2011 foram 3.051 registros. Nesse primeiro semestre, 2.316, resultando em uma redução de 24%.

Ao contrário do que a população acredita, a maioria dos casos de roubos de veículos ocorrem no início da manhã, na saída de casa para o trabalho, segundo o titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) de João Pessoa, Leonardo Souto Maior.

Ele orientou que é necessário que as pessoas antes de sair de casa, observem se há pessoas estranhas paradas nas esquinas ou nas proximidades da residência. “Pessoas estranhas é o sentido de dizer que são aquelas que você desconhece e que não necessariamente estejam mal vestidas”, afirmou, acrescentando que a maioria dos criminosos, geralmente, está vestido de camisa pólo e atuam em dupla.

Ainda de acordo com o delegado da DRFVC, a imagem dos autores desse tipo de crime só será importante para identificar os assaltantes. Portanto, em hipótese alguma é indicada a reação da vítima. Nem todos os casos de roubos de veículos acabam sendo registrados na Delegacia. Leonardo Souto Maior pontuou que 100% dos casos são praticados por pessoas armadas.

Já os locais com maiores ocorrências de roubos e o modelos procurados, o delegado preferiu não informar para não assustar a população. Em alguns casos, o roubo ocorre por encomenda.Na espera para o semáforo abrir, o titular da DRFVC, ressaltou a importância de permanecer com os vidros do carro fechados porque a vítima pode perceber a ação criminosa. Ainda no trânsito, Leonardo Souto Maior comentou que se perceber que o semáforo vai fechar não deixe para parar o veículo em cima do semáforo. “Continue em movimentação lenta para poder dar tempo para que o semáforo abra e você consiga seguir o caminho sem que ocorra nenhum problema”, disse.

Apenas 1/3 é recuperado

Conforme dados divulgados no ano passado pela DRFVC referentes a 2010, 770 veículos foram roubados na Capital, sendo 319 carros e 451 motos. Para aquele período, apenas um terço era recuperado resultando 105 carros e 118 motos. Este ano, a Delegacia ainda está fechando os números e preferiu não adiantar.

Seguradoras

Apesar do crescimento da frota de automóveis no Estado até o mês de junho deste ano, 848.199 veículos, sendo 270.336 só na Capital, o Sindicato dos Corretores de Seguro informou que não houve aumento em relação ao roubo de veículos. De acordo com o presidente em exercício do Sindicato, Geraldo Pedrosa, são registrados de 10 a 15 roubos de carros com seguro na Capital. Ele pontuou que a segurança está melhorando e por isso, se mantém o número de veículos roubados por mês. “Os donos de veículos estão procurando mais fazer seguros”, afirmou.

Para o corretor, Carlos Alberto de Sousa, o aumento da frota gera, consequentemente, um acréscimo do número de sinistros, que vão desde aos acidentes até o roubo de veículos. Ele comentou que registra em média de 10 sinistros de perda parcial por mês. A seguradora onde trabalha realiza por mês, 120 seguros, entre renovação e novos pedidos.

Dicas

-Ao abrir o portão de casa, observar se existem pessoas estranhas nas proximidades da residência;

-Se perceber que o semáforo vai fechar, não deixe para frear quando estiver vermelho.

-Ao chegar e sair do trabalho, observar se têm pessoas estranhas no local que for estacionar.




Jornal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário