Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Greve da Anvisa ameaça estoque de medicamentos para farmácias




Greve da Anvisa ameaça estoque de medicamentos para farmáciasOs donos de farmácia de João Pessoa estão preocupados com a possibilidade de não poderem renovar parte de seus estoques devido à greve da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para adquiriremmedicamentos dos distribuidores, eles precisam estar em dia com a autorização expedida pelo órgão.

De acordo com o sindicato patronal do segmento, o processo para adquiri-la é bastante lento e, com a paralisação, deve ficar ainda mais demorado. Por decisão judicial, o movimento grevista teve de garantir o retorno ao trabalho de parte dos funcionários parados. Mesmo assim, a normalização dos serviços deve demorar.

De acordo com Geniezer Pereira, presidente do Sindicato dos Proprietários de Farmácias e Drogarias da Grande João Pessoa (SindifarmaJP), vários associados já reclamaram que não estão conseguindo comprarmedicamentos de alguns fornecedores.

“Temos recebido ligações de donos de farmácia dizendo que alguns medicamentos não estão podendo sercomprados, porque os fornecedores não autorizam a venda sem a licença do estabelecimento em dia. A situação é preocupante e, no médio prazo, pode faltar remédio nas farmácias”, afirma. Geniezer explica que o processo de renovação das licenças é lento e que, com a greve, devem ser ainda mais. “O processo é muito burocrático. Normalmente, leva cerca de três meses para a licença ser renovada. Com a paralisação, esse tempo pode ficar ainda maior e ter reflexos, inclusive, nas renovações do ano que vem”, afirma o presidente do SindifarmaJP.

As farmácias precisam ser autorizadas pela Anvisa e ter licença do estado para funcionar. O licenciamento, no entanto, só é feito se a autorização estiver em dia. Com os atrasos causados pela greve, esse segundo processo também deve ficar prejudicado.


Jornal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário