Os casos notificados de dengue na Paraíba continuam decrescendo. De acordo com o boletim epidemiológico nº 31 da Secretaria de Estado daSaúde (SES), que compreende de 1 de janeiro até 10 de agosto deste ano, foram registrados 9.274 casos de dengue no Estado, o que representa uma redução de 39% com relação ao mesmo período de 2011, quando foram notificados 15.285 casos da doença.
As formas mais graves da dengue também reduziram. Segundo o boletim epidemiológico, são 52 casos de febre hemorrágica da dengue e 75 casos de dengue com complicações notificados neste ano contra 144 casos de dengue com complicações e 93 de febre hemorrágica da dengue registrados em 2011.
Apesar da redução em relação ao ano passado, o boletim epidemiológico aponta um comportamento não esperado para o período, principalmente pela alta incidência (acima de 300 casos por 100 mil habitantes) de municípios como Vista Serrana, Uiraúna, Cabedelo, Catolé do Rocha, Teixeira e João Pessoa.
Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, embora o Estado apresente uma redução significativa em relação ao ano de 2011, esse não é o melhor parâmetro para avaliação da situação da dengue na Paraíba. “Os dados atuais devem sim ser comparados com os períodos com perfil semelhante ao atual, o que remetem uma realidade não tão tranquila aos grandes e pequenos municípios como João Pessoa, Cabedelo, Patos, Vista Serrana, Uiraúna, Rio Tinto, Teixeira, Catolé do Rocha e outros. Logo, o momento atual é de acompanhamento dos trabalhos executados pelos municípios, trabalhando em conjunto e nos colocando à disposição para ampliarmos as frentes de trabalhos no controle vetorial e na efetivação da vigilância oportuna para o agravo, referente aos casos graves de acordo com a Portaria 104/2011 do MS”, disse Talita.
Números do Boletim
Notificados: 9.274
Dengue Clássica: 3.669
Dengue com Complicação: 75
Febre Hemorrágica da Dengue: 52
Óbitos: 4 (2 em João Pessoa, 1 em Patos e 1 em Itabaiana).
Secom-PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário