Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Parceria entre Ministério das Cidades e MDS beneficia zona rural




Parceria entre Ministério das Cidades e MDS beneficia zona ruralO Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro e a Ministra doDesenvolvimento Social e Combate a fome (MDS), Teresa Campello,assinaram, nesta quarta-feira (15/08), o Termo de Cooperação Técnicapara a construção de 40 mil cisternas em unidades habitacionais doPrograma Minha Casa, Minha Vida, na zona rural do país, cominvestimentos de R$ 85 milhões. “Essa é mais uma ocasião em que sedemonstra a integração do governo da presidenta Dilma Rousseff,orientado sempre com a visão de buscarmos justiça social com maisqualidade de vida para os brasileiros”, afirmou Aguinaldo Ribeiro.Ele acredita que essa parceria dará às pessoas condições dehabitabilidade às casa construídas pelo programa.

“Esse programa vemao encontro exatamente da necessidade daqueles que enfrentam oproblema da seca, que é um problema permanente na região nordeste e nosemi-árido”, disse.A distribuição das cisternas atenderá a demanda de cada estadoapresentada pelos movimentos sociais e entidades. O investimento variade acordo com a região. A prioridade será atender os municípioslocalizados na região do semi-árido.

“Estaremos atendendo cada unidadeda federação que se enquadra no Plano Nacional de Habitação Rural”.

De acordo com a ministra Teresa Campello, as cisternas serãofinanciadas junto com o Plano Nacional de Habitação Rural ebeneficiarão agricultores familiares, quilombolas, população do campoe ribeirinhos.

“Daqui para frente nós vamos junto com essas unidadeshabitacionais construídas pelo ministério das Cidades nas regiões ondehaja necessidade já fazer a cisterna juntamente com a casa”, garantiua ministra.Na opinião da ministra, a construção das cisternas em conjunto com ascasas vai gerar economia de tempo e de custo e garantir que asfamílias tenham água no período de estiagem prolongada. Para apresidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional(Consea), Maria Emilia Pacheco, o mais importante da assinatura dotermo de cooperação é a garantia de acesso à água.Repasses - Os recursos do MDS serão repassados ao MCidades, em quatroparcelas, até 2014.


Os gestores operacionais da ação serão a CaixaEconômica Federal e o Banco do Brasil. Os agentes financeiros, por suavez, vão repassar para as entidades, responsáveis pela construção dascisternas e da fiscalização da instalação das unidades. Sindicatos,organizações da sociedade civil e municípios já podem apresentarpropostas aos agentes financeiros para a construção das cisternas edas habitações rurais.As cisternas serão construídas junto com as obras das moradias rurais,que poderão ser em agrovilas ou unidades individuais, conforme asespecificações do Programa Nacional de Habitação Rural, integrante doMinha Casa, Minha Vida.Também estiveram presentes na cerimônia o ministro do DesenvolvimentoAgrário, Pepe Vargas; a Secretária Nacional de Habitação do Ministérioda Cidades, Inês Magalhães; o vice-presidente de ResponsabilidadeSocial do Banco do Brasil, Robson Rocha, e a superintendente deHabitação Rural da Caixa Econômica Federal, Noemi Leme.



Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário