Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Professores da UFPB fazem assembleia nesta quinta-feira




Professores da UFPB fazem assembleia nesta quinta-feiraOs professores da UFPB, em greve desde 17 de maio, realizam assembleia geral nesta quinta-feira (19/7), às 9h, no auditório da Reitoria. Em pauta, a avaliação da proposta de negociação apresentada pelo governo na sexta-feira passada (13/7).

O resultado do debate será encaminhado ao Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) para compor a análise final da entidade a respeito do documento. Nacionalmente, todas as sessões filiadas ao Sindicato Nacional farão assembleias locais até a próxima sexta-feira. Uma nova reunião com o governo será realizada na segunda-feira (23/7).

De acordo com análise do Comando Nacional de Greve, a proposta do governo federal sequer recompõe as perdas inflacionárias dos salários de grande parte da categoria. Os valores nominais contidos na tabela tomam como base os salários de julho de 2010 e projeta, também em valores nominais, o que seria o resultado em 2015, omitindo toda a corrosão inflacionária do período, superior a 35%, de acordo com os cálculos do Comando, tomando como referência o ICV/Dieese, e uma projeção futura com base na média dos últimos 30 meses.

Desta forma, são cinco anos de inflação que foram desconsiderados pelos ministros Miriam Belchior e Aloizio Mercadante ao noticiar em entrevista coletiva, na sexta (13), que os docentes teriam até 45,1 % de reajuste.

Além disso, o pretenso reajuste inclui os 4% do acordo assinado em agosto de 2011, que só foi cumprido, após forte pressão do movimento, em maio de 2012, retroativo a março deste ano.

Para algumas classes, justamente onde está concentrado um grande número de docentes, há redução de até 8% do valor real da remuneração, como é o caso do professor mestre adjunto 4/DIV4 e do professor doutor associado 1/DV1, ambos em regime de dedicação exclusiva (DE). A proposta apresenta apenas pequeno ganho real para a classe de professor titular, topo da carreira, que hoje representa menos de 10% da categoria.



Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário