Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quarta-feira, 18 de julho de 2012

INPI defere o nome Paraíba para produtos em algodão colorido




INPI defere o nome Paraíba para produtos em algodão coloridoO INPI deferiu, no dia 17 de julho, o nome Paraíba para produtos têxteis confeccionados em algodão colorido. A certificação garante a origem e, portanto, a qualidade dos produtos vendidos com determinado nome, agregando valor para o empresário e segurança para o consumidor.

Por sua vez, o reconhecimento do nome Paraíba como produtor de algodão se justifica pelo diferencial tecnológico. Devido às pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Algodão, a Paraíba, que registrara uma queda na produção nos anos 80, retomou seu plantio com uma novidade: o algodão passou ser naturalmente colorido.

Um trabalho de melhoramento genético das variedades coloridas começou em 1989. Foram estudadas 35 novas linhagens de algodão nos municípios de Patos e Monteiro na Paraíba. Como resultado, Campina Grande, na Paraíba, e regiões vizinhas são hoje grandes centros de produção algodoeiro reconhecidos em todo o país.

A cooperativa de 31 associados transforma as plumas de algodão colorido em peças de vestuário e para casa. Com as sobras de tecidos, fazem bonecos e bichinhos de pano para crianças. A cooperativa já exporta para a Europa brinquedos e almofadas produzidas com o algodão naturalmente colorido.



INPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário