Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Recanto dos Santos Juninos é inaugurado no Parque do Povo e valoriza religiosidade popular

O Maior São João do Mundo destaca-se por sua festa que, além de atrair milhares de forrozeiros ao Parque do Povo, também se notabiliza pela reverência aos chamados "santos juninos". Por isso, desde 2010 foi criado o Recanto dos Santos Juninos, tido como local de adoração, admiração e conhecimento acerca dos santos que marcam a fé do povo católico no período junino.

A inauguração do local aconteceu na noite desta terça-feira, 12. O objetivo da Prefeitura Municipal de Campina Grande é reverenciar a trajetória dos santos Antônio, Paulo, João e Pedro. A cerimônia de abertura foi feita pela Diocese de Campina Grande, com benção do padre Desenilton da Silva Santos.

O prefeito Veneziano Vital do Rêgo esteve sendo representado pela primeira dama, Ana Cláudia Vital do Rêgo, que ressaltou a parceria entre Diocese e Município visando instalar e manter o funcionamento do recanto dedicado a alguns dos mais conhecidos santos católicos.

Segundo a coordenação do recanto, o local funcionará como um espaço de conhecimento, onde as pessoas poderão dialogar e tirar suas dúvidas sobre os santos juninos. A área deverá receber nãos apenas fieis, mas sobretudo turistas oriundos de todas as partes do Brasil, especialmente interessados em conhecer um pouco mais da cultura nordestina.

A determinação do prefeito Veneziano Vital do Rêgo é resgatar o lado mais religioso de uma das festas mais celebradas entre os nordestinos. O recanto funcionará na Vila da Imprensa e ficará aberta de quinta a sábado, das 20h à meia-noite, e nos domingos, a partir das 17h. Alguns voluntários da Diocese de Campina Grande se dispuseram a ajudar, pois todos estão conscientes da necessidade de se celebrar o lado religioso da festa mais popular do Brasil.

Durante a inauguração do espaço religioso, também fizeram uso da palavra a secretária municipal de Cultura, Eneida Agra Maracajá, que abordou a questão da integração ou interligação entre o sagrado e o profano numa festa de sonhos e alegria como o Maior São João do Mundo, evento que em 2012 homenageia também o imortal Luis Gonzaga.

Por sua vez, o padre Desenilton da Silva Santos enalteceu o trabalho da PMCG em prol da perpetuação da memória dos santos juninos, concedendo anualmente um espaço dedicado a personalidades nas quais vemos as marcas de Deus daqueles que nos precederam.





Fonte: PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário