Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sexta-feira, 15 de junho de 2012

MP registra uma denúncia de violência contra o idoso a cada 16h




MP registra uma denúncia de violência contra o idoso a cada 16h O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recebe, a cada 16 horas, uma denúncia de violência contra o idoso, em João Pessoa. De janeiro a maio deste ano, a Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão da Capital registrou 232 denúncias de maus-tratos contra pessoas com mais de 60 anos de idade. As agressões são praticadas principalmente por filhos e netos das vítimas.



A maioria dos idosos agredidos tem acima de 80 anos de idade e 67% deles são mulheres. Os principais tipos de violência praticada contra esse público são: exploração financeira, abandono, violência psicológica e violência física.


Na manhã desta sexta-feira (15), o MPPB, secretarias municipais e estadual, os conselhos municipal e estadual do idoso e Corpo de Bombeiros estão participando do evento em comemoração ao Dia Internacional do Enfrentamento da Violência contra o Idoso.


Às 8h, foi montado um stand no Parque Sólon de Lucena, no Centro de João Pessoa, para que servidores dos órgãos e instituições envolvidos orientem a população sobre os direitos dos idosos, os órgãos de proteção e os serviços que podem receber denúncias de maus-tratos contra as pessoas com mais de 60 anos de idade. A orientação deve acontecer até às 12h.


De acordo com a Promotoria de Justiça do Cidadão, todas as denúncias recebidas na instituição são encaminhadas aos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) para que sejam feitas visitas domiciliares e um relatório sobre a situação do idoso vítima de maus-tratos. A partir daí, são agendadas audiências na promotoria com a família para resolver os conflitos. Os casos mais graves são encaminhados à Delegacia de Proteção ao Idoso, para que os agressores sejam presos em flagrante e os idosos resgatados ou encaminhados para serviços de assistência social.


Denúncia

Os casos de violência contra o idoso podem ser denunciados anonimamente através do telefone 100 (disque-denúncia nacional) ou nas Promotorias de Justiça do Cidadão. O telefone da promotoria localizada na Capital é 2107-6112.


Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário