Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sexta-feira, 15 de junho de 2012

João Pessoa é a única capital reconhecida em prêmio de acessibilidade na web

O portal da PMJP foi desenvolvido seguindo as diretrizes da Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), com o objetivo garantir o acesso de todo o seu conteúdo para os cidadãos, podendo ser acessado nos navegadores mais recentes, e com recursos para navegação via dispositivos móveis.

De acordo com Eliseu Lins, diretor de ações multimídias da Secretaria de Comunicação (Secom), a acessibilidade é mais uma ação dessa gestão para tornar a prefeitura cada vez mais transparente e valorizar a política de inclusão. “A PMJP já busca há algum tempo trazer cada vez mais as pessoas para a gestão. Um exemplo é o trabalho da equipe na web, através do das redes sociais como Twitter, Facebook, Orkut, Flickr e Youtube”, disse.

O portal foi desenvolvido pelos analistas Sérgio Vilar e Giseudo Oliveira, com apoio do coordenador da Divisão de Desenvolvimento de Mídias Sociais da Secom-JP, Flávio Mendes e de Eliseu Lins. O próximo objetivo da equipe é implementar os mesmos recursos de acessibilidade na versão do portal para dispositivos móveis.

Redes Sociais - Eliseu Lins destaca a resposta da população às redes sociais da PMJP. “O perfil do Twitter, @pmjp, é o mais acessado proporcionalmente do Brasil, entre as capitais (considerando a quantidade de seguidores em relação à população) e o segundo em números absolutos. Já o perfil do Facebook, Pmjponline, ocupa a segunda posição nacional, de forma proporcional”, afirmou.

Reconhecimento Nacional - Neste ano, o portal já recebeu um selo de reconhecimento do site dasilva.org, primeiro avaliador de acessibilidade em Português para websites. Para equipe desenvolvedora do portal, é uma satisfação a PMJP ser reconhecida nacionalmente mais uma vez. “É um incentivo para que a gente busque cada vez mais aproximar o governo da população, seja pessoas com necessidades especiais ou não”, comentou Eliseu Lins.

O prêmio - O prêmio Todos@web é uma iniciativa do W3C Escritório Brasil, por determinação do Comitê Gestor da Internet, em parceria com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e a Associação Brasileira das Agências Digitais (Abradi) e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de São Paulo.

A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira (14), em São Paulo. A PMJP concorreu ao prêmio com a Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva), Fundação Dorina Nowill para Cegos, Programa Censo-Inclusão de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo e Prefeitura de Rio das Ostras (RJ), que ficou em primeiro lugar.


Secom-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário