Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Proerd atende quase 75 mil crianças e adolescentes na PB




Proerd atende quase 75 mil crianças e adolescentes na PBO Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar da Paraíba, já beneficiou 1.378 escolas localizadas em 50 municípios. Quase 75 mil crianças e adolescente foram atendidos. Atualmente, o Proerd conta com 74 instrutores que aplicam astécnicas de combate às drogas nas instituições públicas e privadas.

A ação preventiva é desenvolvida na Educação Fundamental e anos iniciais. A campanha evidencia temas do cotidiano, através das lições distribuídas no Livro do Estudante. O material é entregue, a cada aluno, na primeira aula, nas escolas públicas prioritariamente e, eventualmente, nas escolas particulares, por policiais militares. A metodologia lúdica foi desenvolvida para alertar crianças e adolescentes sobre os prejuízos das drogas.

O Proerd é pedagogicamente estruturado em dez lições ministradas obrigatoriamente por policiais militares fardados, que além da sua presença física, em sala de aula, como educador social, propicia o contato com a comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, escola e família.

Segundo a coordenadora do Proerd, capitã Ticiana de Lima Soares, para as escolas serem beneficiadas com o Programa, os diretores devem solicitar a inclusão nas Regionais de Ensino. Após a Secretaria de Educação realizar a seleção dos colégios beneficiados e enviar a lista para a Polícia Militar, os alunos dos estabelecimentos passam a integrar o Programa.

A capitã ainda destaca a participação dos policiais no combate às drogas “É gratificante participar deste programa, que tem como objetivo proteger e alertar crianças e adolescente de famílias em situação de vulnerabilidade. O esforço dos policiais militares que fazem a história da corporação mostra que a Instituição está alerta para combater um grande problema do nosso século”, avalia.

As cidades atendidas pelo Proerd, na Paraíba, são: Alagoinha, Alhandra, Araçagi, Bananeiras, Baía da Traição, Bayeux, Belém, Borborema, Brejo do Cruz, Bonito de Santa Fé, Brejo dos Santos, Cabedelo, Cruz do Espirito Santo, Cachoeira dos Índios, Caiçara, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Conceição, Cuité, Cuitegi, Esperança, Guarabira, Itaporanga, João Pessoa, Mãe D’água, Marizópolis, Monteiro, Mulungu, Mataraca, Mamanguape, Nova Floresta, Nova Olinda, Patos, Piancó, Pilõezinhos, Pirpirituba, Pombal, Princesa Isabel, Queimadas, Remígio, Rio Tinto, Santa Helena, Santa Rita, São José de Piranhas, São Miguel de Taipu, Sapé, Solânea, Sousa e Teixeira.

O Proerd da Polícia Militar da Paraíba formou 74.877 crianças e adolescentes, até dezembro de 2011.


Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário