A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Rede Paraibana de Banco de Leite Humano (BLH-PB), elaborou programações em todo o Estado para comemorar, neste sábado (19), o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. A Rede BLH-PB é a primeira do Nordeste e terceira do País com o maior número de Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH), com 16 unidades. A estrutura tornou o Estado, em 2011, o segundo da Região com a maior quantidade de leite coletado (5.640 litros) e distribuído (4.938 litros) e com o segundo maior número de doadoras (5.377), atrás apenas de Pernambuco, que tem 11 Bancos de Leite, enquanto a Paraíba tem seis.
Os bancos de leite estão distribuídos nas cidades de João Pessoa (2) e em Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras. Os 16 postos de coleta estão em João Pessoa (8), Campina Grande (3), Sousa, Bonito de Santa Fé, Solânea, Itabaiana e Santa Luzia.
Na Paraíba, A Rede de Bancos de Leite Humano (BLH) arrecada, em média, 400 litros de leite por mês, com 300 mães doadoras. Contudo, por mês chegam a ser atendidas 400 crianças receptoras, que demandam aproximadamente 8 litros de leite por internação, cada uma.
Estímulo - Para que possam amamentar seus filhos e ter uma produção de leite normal, as mães precisam estar tranquilas e sossegadas porque os problemas de bloqueio na produção do leite materno estão ligados a questões psicológicas. A diretora do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, explicou que a produção do leite está diretamente ligada à ação de dois hormônios: ocitocina e prolactina.
“Esses hormônios são afetados por fatores psicológicos como nervosismo, estresse, preocupação e ansiedade. Se uma mãe estiver muito ansiosa para amamentar seu filho, por exemplo, principalmente a produção de prolactina e suspender o estímulo à continuidade de formação do leite. As mães que sentirem dificuldade de amamentar pode também procurar nossa equipe multiprofissional que será atendida por psicólogos, médicos e enfermeiros”, ressaltou Thaíse Ribeiro.
Mas as mães que estão com a produção normal de leite podem, além de alimentar seus próprios filhos, ajudar outras mães a salvar a vida dos bebês delas, doando um pouco de leite humano. Para doar, as mães devem estar amamentando e ter boa saúde. As mães interessadas podem entrar em contato com o Banco de Leite Anita Cabral pelo telefone 3215-6047, informando o endereço. Elas receberão a visita de uma equipe multidisciplinar, com pediatra, ginecologista e psicólogo.
Programação estadual
14/05 – (16h) Posto de coleta do Hospital Sinhá Carneiro – Santa Luzia: comemoração do dia das mães
15/05 - (9h) Banco de Leite Anita Cabral – João Pessoa. Homenagem às doadoras. Participação do Rotary e ONG “Nós Podemos Paraíba”.
16/05 – (7h às 17h) Banco de Leite de Cajazeiras. Rota domiciliar. Divulgação do serviço.
16/05 – Banco de Leite de Guarabira. Café da manhã para doadoras e gestantes do Hospital Geral. Mobilização na feira.
16/05 – Banco de Leite de Campina Grande. Visita domiciliar. Café da manhã na maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea). Mobilização em Puxinanã.
17/05 - Posto de Coleta de Itabaiana. Atividades educativas para mães e profissionais do hospital.
18/05 – (9h) Banco de Leite da maternidade de Patos. Mobilização para doações.
18/05 – (08h30) Maternidade de Sousa. Homenagem às doadoras.
18/05 – Banco de Leite do Instituto Cândida Vargas, João Pessoa. Manhã: “Dia de Beleza”, coffe break, distribuição de brindes.
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário