Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Programação especial marca Dia Mundial da Doação de Leite Humano




Programação especial marca Dia Mundial da Doação de Leite HumanoA Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Rede Paraibana de Banco de Leite Humano (BLH-PB), elaborou programações em todo o Estado para comemorar, neste sábado (19), o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. A Rede BLH-PB é a primeira do Nordeste e terceira do País com o maior número de Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH), com 16 unidades. A estrutura tornou o Estado, em 2011, o segundo da Região com a maior quantidade de leite coletado (5.640 litros) e distribuído (4.938 litros) e com o segundo maior número de doadoras (5.377), atrás apenas de Pernambuco, que tem 11 Bancos de Leite, enquanto a Paraíba tem seis.

No País, apenas os estados de São Paulo, com 26 postos, e Minas Gerais, com 21, estão na frente da Paraíba com relação ao número de unidades de coleta. A Rede BLH-PB também é a primeira do Nordeste em número de serviços pertencentes à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, com 22 serviços oferecidos. Entre os serviços estão a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, além da execução da coleta do excedente de produção láctea da nutriz, seu processamento, controle de qualidade e distribuição aos recém-nascidos prematuros e com baixo peso.

No ano passado, foi verificado um aumento de 20% na coleta de leite humano na Paraíba, em relação ao ano de 2010. Enquanto em 2011 foram coletados 5.640 litros, no ano anterior foram 4.701,9 litros. Esse aumento na coleta foi reflexo do aumento de 19,7% no número de mães doadoras, de 4.489, em 2010, para 5.377, no ano passado. Também houve aumento de 18% no número de receptores beneficiados de 4.996 para 5.898 na mesma comparação.

“Neste ano já coletamos mil litros de leite, já distribuímos 601 litros para 761 receptores de leite com a doação de 838 doadoras. Para conseguirmos superar a queda do estoque realizaremos eventos em todo estado enfocando a mobilização social nesse dia específico para conhecimento do serviço e sensibilização para doação a fim de suprir a necessidade de mais prematuros. Contamos com estoque atual mensal de cerca de 100 litros o que se considera baixo, quando deveria ser, em média, de 200 litros”, informou a diretora do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro.

Os bancos de leite estão distribuídos nas cidades de João Pessoa (2) e em Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras. Os 16 postos de coleta estão em João Pessoa (8), Campina Grande (3), Sousa, Bonito de Santa Fé, Solânea, Itabaiana e Santa Luzia.

Na Paraíba, A Rede de Bancos de Leite Humano (BLH) arrecada, em média, 400 litros de leite por mês, com 300 mães doadoras. Contudo, por mês chegam a ser atendidas 400 crianças receptoras, que demandam aproximadamente 8 litros de leite por internação, cada uma.

Estímulo - Para que possam amamentar seus filhos e ter uma produção de leite normal, as mães precisam estar tranquilas e sossegadas porque os problemas de bloqueio na produção do leite materno estão ligados a questões psicológicas. A diretora do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, explicou que a produção do leite está diretamente ligada à ação de dois hormônios: ocitocina e prolactina.

“Esses hormônios são afetados por fatores psicológicos como nervosismo, estresse, preocupação e ansiedade. Se uma mãe estiver muito ansiosa para amamentar seu filho, por exemplo, principalmente a produção de prolactina e suspender o estímulo à continuidade de formação do leite. As mães que sentirem dificuldade de amamentar pode também procurar nossa equipe multiprofissional que será atendida por psicólogos, médicos e enfermeiros”, ressaltou Thaíse Ribeiro.

Mas as mães que estão com a produção normal de leite podem, além de alimentar seus próprios filhos, ajudar outras mães a salvar a vida dos bebês delas, doando um pouco de leite humano. Para doar, as mães devem estar amamentando e ter boa saúde. As mães interessadas podem entrar em contato com o Banco de Leite Anita Cabral pelo telefone 3215-6047, informando o endereço. Elas receberão a visita de uma equipe multidisciplinar, com pediatra, ginecologista e psicólogo.

Programação estadual

14/05 – (16h) Posto de coleta do Hospital Sinhá Carneiro – Santa Luzia: comemoração do dia das mães

15/05 - (9h) Banco de Leite Anita Cabral – João Pessoa. Homenagem às doadoras. Participação do Rotary e ONG “Nós Podemos Paraíba”.

16/05 – (7h às 17h) Banco de Leite de Cajazeiras. Rota domiciliar. Divulgação do serviço.

16/05 – Banco de Leite de Guarabira. Café da manhã para doadoras e gestantes do Hospital Geral. Mobilização na feira.

16/05 – Banco de Leite de Campina Grande. Visita domiciliar. Café da manhã na maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea). Mobilização em Puxinanã.

17/05 - Posto de Coleta de Itabaiana. Atividades educativas para mães e profissionais do hospital.

18/05 – (9h) Banco de Leite da maternidade de Patos. Mobilização para doações.

18/05 – (08h30) Maternidade de Sousa. Homenagem às doadoras.

18/05 – Banco de Leite do Instituto Cândida Vargas, João Pessoa. Manhã: “Dia de Beleza”, coffe break, distribuição de brindes.


Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário