Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Defensores fazem atendimento especial no Dia Internacional Contra a Homofobia

De acordo com levantamento da coordenação do Movimento do Espírito Lilás da Paraíba (Mel/PB), foram registrados no ano passado 21 assassinatos com características homofóbicas (ódio a lésbicas, gays, bissexuais e transexuais). De janeiro a abril desse ano, o Mel aponta que já são 11 homicídios com traços homofóbicos ocorridos nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Solânea.


A homofobia se manifesta de diversas maneiras, desde ações de violência verbal e física, podendo levar ao assassinato de LGBT. A homofobia também é responsável pelo preconceito e discriminação a pessoas que tem orientação sexual diferenciada. Esse tipo de atitude pode ser detectada no local de trabalho, na escola, igreja, na rua e até mesmo em unidades de saúde.


Para lutar contra esse preconceito, a Defensoria Pública do Estado da Paraíba realiza, nesta quinta-feira (17), no Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, uma programação especial de atendimento. Das 9h  às 17h,  nas tendas instaladas em frente à sede do órgão (ao  lado do Cassino da Lagoa), no centro da capital, vários serviços estarão disponíveis ao público LGBT, bem como a população em geral.


Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde serão oferecidas orientações básicas de saúde, como também teste de glicemia, verificação da pressão arterial e material informativo sobre doenças sexualmente transmissíveis. " A Defensoria vai prestar orientação jurídica e vai ser um dia para relembrar que a homossexualidade não é doença e que somos todos iguais, independente da orientação sexual”, comenta o coordenador do evento, defensor público Carlos Calixto. 


A data da comemoração internacional contra a homofobia foi escolhida como recordação à exclusão da homossexualidade da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados com a saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada em 17 de maio de 1990, mas oficialmente declarada em 1992.



Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário