Cidades da Borborema e do Cariri paraibano terão ações focadas no desenvolvimento econômico e territorial sustentável. Nas seis regiões atendidas pelo programa, o Sebrae vai investir R$ 3,5 milhões
O Território da Cidadania Borborema vai atender 21 municípios e atuar com atendimento individual e coletivo, setorizado. Segundo a gestora do projeto em Campina Grande , Andrea Luciana de Menezes, os diversos segmentos econômicos do agronegócio, da indústria, do comércio e de serviços serão beneficiados com as ações. “Vamos implementar a Lei Geral das MPEs para elaborar em cada cidade um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios”, complementou Andrea.
Sebrae PB
Na região, o Sebrae também capacitará os empresários em gestão, tecnologia e processos. “Desta forma, esperamos contribuir para o desenvolvimento territorial e sistemas produtivos locais, com foco nas MPEs. Pretendemos ainda articular, propor e apoiar a implementação de políticas públicas”, disse. As cidades contempladas com a atuação integrada na Borborema são: Alagoa Nova, Algodão de Jandaíra, Arara, Areia, Areial, Borborema, Campina Grande, Casserengue, Esperança, Lagoa Seca, Massaranduba, Matinhas, Montadas, Pilões, Puxinanã, Queimadas, Remígio, São Sebastião de Lagoa de Roça, Serra Redonda, Serraria e Solânea.
Cariri Paraibano – O lançamento do Territórios da Cidadania no Cariri Paraibano será realizado em Monteiro no próximo dia 29 de maio. A gestora do projeto Cariri Ocidental na cidade, Maria Madalena Arruda, disse que o projeto vai contemplar 17 municípios, com cerca de 600 micros e pequenas empresas para orientar e desenvolver as iniciativas.
Uma das metas do projeto no Cariri é formar grupos empresariais para facilitar compras e a participação em compras governamentais. “Nós precisamos criar competências locais para aproveitar as oportunidades do território. Para isso, vamos trabalhar na implementação da Lei Geral das MPEs com a criação das salas do empreendedor ou ambientes favoráveis à gestão governamental na união dos grupos”, destacou.
As ações do Programa Territórios da Cidadania serão levadas ainda para as regiões do Curimataú (10 municípios), Médio Sertão (24 municípios) e Zona da Mata Sul (13 municípios).
Nenhum comentário:
Postar um comentário