Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sexta-feira, 21 de março de 2014

Governo realiza ações na semana de luta contra a tuberculose




 Governo realiza ações na semana de luta contra a tuberculoseA Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Doenças Endêmicas, preparou uma programação especial em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, neste 24 de março. Estão previstas ações de mobilização e conscientização da população em João Pessoa e Cabedelo.


Nesta sexta-feira (21), a Secretaria de Saúde de João Pessoa vai realizar um pit stopno Parque Solon de Lucena (Lagoa). De 24 a 28 de março, será realizada uma programação no Complexo Hospitalar Clementino Fraga (João Pessoa) e mobilizações nas Unidades Básicas de Saúde do município de Cabedelo. “Essas ações têm por objetivo mobilizar  a população a procurar os serviços de saúde, divulgando sinais e sintomas da doença, bem como estimulando a busca ativa de casos novos pelos profissionais de saúde”, disse a chefe do Núcleo de Doenças Endêmicas, Mauricélia Holmes.


Em 2013, foram notificados 1.123 casos novos de tuberculose na Paraíba, o que corresponde a uma taxa de incidência de 29,6 casos por cada 100 mil habitantes, sendo 664 casos bacilíferos, ou seja, os que transmitem a doença. Em 2014, foram notificados 52 casos novos.


“O Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose é uma oportunidade de mobilizarmos a população e renovarmos o compromisso com as ações que favorecem o diagnóstico e tratamento oportuno da doença, visando à diminuição da carga de transmissão da Tuberculose no estado e a superação do estigma e preconceito que ainda estão presentes na sociedade”, disse Mauricélia.


Programação – Campanha de Luta Contra a Tuberculose 2014

21/03 (sexta-feira) – Pit Stop no Parque Solon de Lucena, das 8h às 12h (realizado pela Secretaria de Saúde do município de João Pessoa)

Programação do Complexo Hospitalar Clementino Fraga

24/03 (segunda-feira) – Café da manhã para os pacientes e apresentação de grupo de teatro;

25/03 (terça-feira) – Cine pipoca apresentando filme sobre a tuberculose pela manhã;

26/03 (quarta-feira) – Palestra na sala de espera;

- Distribuição de material educativo, apresentação e teatro no Parque Solon de Lucena das 8h às 12h;

27/03 (quinta-feira) – Roda de conversa e lanche para os pacientes em atendimento no ambulatório (período da tarde)

28/03 (sexta-feira) – Visita a escolas, com a realização de palestra e distribuição de material educativo.

Programação do município de Cabedelo

De 24 a 28 de março - Durante a semana será realizada uma mobilização nas Unidades Básicas para busca dos sintomáticos respiratórios.





Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário