Pitimbu Clik
Idealizador Do Blog
Victor Mateus
Cássio participou da inauguração do Museu Assis Chateaubriand
Senador diz que Sílvia merece todas as honras pela concepção do moderno museu inaugurado nesta terça, em Campina Grande
Para o senador Cássio Cunha Lima, a inauguração do novo Museu de Artes Assis Chateaubriand, ocorrida nesta terça-feira, em Campina Grande é o somatório de esforços de várias pessoas e instituições, mas se apenas uma pessoa fosse lembrada pela obra, esta seria Silvia Cunha Lima, ex-primeira dama do Estado responsável direta pela concepção da obra, que conduziu os entendimentos para a construção desse novo monumento de Campina Grande a partir do seu nascedouro.
A reitora da Universidade Estadual da Paraíba inclusive registrou que foi a partir de uma reunião com o então governador Cássio Cunha Lima quando ela mostrou preocupação com o acervo do MAC que estava em exposto em condições inadequadas na sede localizada no Parque Evaldo Cruz (Açude Novo) que Silvia lançou a ideia de se construir um museu e que a partir daí ela manteve contatos com os renomados arquitetos Acácio Gil Borsoi e Janete Costa que projetaram a moderna obra, que agora está à disposição de toda a sociedade para visitação.
O senador lembrou ainda que a sensibilidade de Silvia também foi responsável inclusive por intermediar positivamente a questão do acervo do museu que estava sendo alvo de um desentendimento entre a UEPB e a Furne (Fundação Universitária de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão), então responsável pela posse do acervo.
Cássio fez questão de ressaltar a determinação do governador Ricardo Coutinho que deu todo o apoio para a conclusão da obra tão logo assumiu o governo do Estado em janeiro de 2011. O governador foi representado pelo secretário de Educação, Harrison Targino.
Por sua vez, Silvia Cunha Lima destacou que o novo Museu Assis Chateaubriand é uma prova de amor e compromisso com Campina Grande e o seu povo que passa a ter mais um importante e referencial espaço de cultura.
MUSEU DE ARTES ASSIS CHATEAUBRIAND
Com instalações modernas, o Museu Assis Chateaubriand da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está localizado no bairro do Catolé, em Campina Grande. O museu conservará e mostrará as obras de vulto que fazem parte do acervo do Museu de Artes Assis Chateaubriand (MAAC) - inaugurado no ano de 1967 - chama a atenção por sua grandiosidade. O espaço é magistral, amplo e funcional para além da estética, digno das grandes casas de artes.
Construído numa uma área total de 1.500 m², o Museu Assis Chateaubriand possibilitará o fortalecimento do turismo cultural e o desenvolvimento do potencial artístico das comunidades campinense e paraibana, através de oficinas, seminários, palestras, cursos, salão de artes, exposições, entre outros. O Museu da UEPB não fica a dever a nenhum estabelecimento do gênero em capitais ou grandes cidades brasileiras.
Projetado numa dimensão moderna, o museu conta com salas de exposição permanente e temporária; auditório com capacidade para 115 pessoas, entre outros equipamentos. O prédio é composto por dois salões destinados às exposições permanentes, um salão para exposições temporárias, mezanino, sala de reuniões e biblioteca, tudo em ambiente climatizado e com sistema de combate a incêndios para proteção das exposições e acervos. Além disso, haverá amplo estacionamento, sempre com atenção em fornecer fácil acesso aos portadores de necessidades especiais.Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário