Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quarta-feira, 30 de maio de 2012

SBT Brasil completa hoje 1 ano com Rachel e Joseval no comando




SBT Brasil completa hoje 1 ano com Rachel e Joseval no comandoZero hora pelo horário de Brasília e já é 30 de maio de 2012. Dia importante na história do SBT Brasil, pois hoje se completa 1 ano da data em que Rachel Sheherazade e Joseval Peixoto assumiram a bancada do telejornal.

Daquela data para cá muitas coisas aconteceram no SBT Brasil. Trocas de comandos e de perfil na abordagem das notícias, comentários e reportagens marcantes ditaram o ritmo desse período. Esta reportagem especial do SBTpedia busca realçar algumas questões relevantes que aconteceram ao longo desse 1 ano.

Rachel e Joseval: a dupla chegou ao SBT Brasil repleta de desconfiança. Rachel, até então desconhecida em rede nacional, chegou amparada pelo sucesso repentino de um comentário sobre o Carnaval na Paraíba. Joseval Peixoto, uma vida dedicada ao rádio, enfrentava um desafio novo na carreira, agora em outro veículo  decomunicação. A aposta era justamente a opinião, característica marcante de ambos os profissionais. Passada a desconfiança, a dupla ganhou força na tela. Rachel está dominando o vídeo e Joseval, consegue improvisar de forma mais espontânea nas notícias e no relacionamento de bancada. A diferença de idade, neste caso, trouxe um benefício: a aspiração de justiça de Rachel nos comentários e o sentimento de vivacidade de Joseval se complementam. Direção: A direção de jornalismo nesse 1 ano passou por 3 mãos diferentes:

Desde 04/04/2011: Alberto Villas 24/10/2011: Paulo Nogueira 15/03/2012: Marcelo Parada

O período de Alberto Villas ficou marcado por altos e baixos. Altos da cobertura da morte de Osama Bin Laden que contou até mesmo com links ao vivo de Nova York e Londres, com Yula Rocha e Marcelos Torres, respectivamente. Baixos, com a saída de Mônica Puga no Rio de Janeiro e o exagero na informalidade do SBT Brasil: erros de gravação exibido às sextas e GC’s com duplo sentido deram a tônica no período.

Paulo Nogueira chegou com a missão de retomar o SBT Brasil na linha factual e conseguiu. O período ficou marcado pela mudança no perfil das notícias dadas, na valorização da divulgação do telejornal (com a criaçãodos boletins espalhados pela grade) e pela inserção do esporte como parte importante do telejornal (Bruno Vicari foi contratado como comentarista).

A saída de Paulo Nogueira e a chegada de Marcelo Parada na Direção Nacional de Jornalismo mudaram pouca coisa no perfil do telejornal, que continua se pautando no factual e em opiniões (duas, uma de cada âncora), além dos comentaristas José Nêumanne Pinto, Carlos Chagas e Denise Campos de Toledo presentes a cada edição.

Equipe de redação/edição: Assim como a direção de jornalismo, o cargo de editor-chefe e chefe de redação do telejornal sofreu alterações. Com Alberto Villas, Cláudia Liz (chefe de redação) e Márcia Dal Prete (editora-chefe) ditavam o ritmo de um telejornal pautado mais para a linha revista eletrônica.

Com a chegada de Paulo Nogueira, a prata da casa Cilene Frias (que estava no Jornal do SBT) assumiu a chefia de redação e foi contratado André Basbaum para ser o editor-chefe do telejornal e o factualismo passou a ditar o ritmo do telejornal.

Já sob o comando de Marcelo Parada, Ricardo Melo (ex-Jornal da Globo), passou a co-dividir a redação com Cline Frias. Aliás, essa foi uma característica da chegada de Marcelo Parada em março: a pouca (ou quase nada) mudança na equipe que vinha trabalhando com Paulo Nogueira.

Vale lembrar que no mês de março houve também a chegada da repórter Karina Pachiega, ex-Globo, em São Paulo e a saída da repórter Patrícia Vasconcellos rumo a Buenos Aires, onde hoje é correspondente.

Séries de reportagens: As séries de reportagens só sobressaíram no telejornal com a chegada de Paulo Nogueira. A maioria delas, porém, não muito longas (durando toda a semana) e sim por 3 ou 4 dias, no máximo. Abaixo a relação de todas as séries feitas no período:

13/07/2011: “10 Anos de Harry Potter”, com o repórter Marcelo Torres

12/01/2012: “Futebol, Paixão de um País”, com a repórter Simone Queiroz

16/01/2012: “Crack: Praga Nacional”, com Fábio Diamante, Simone Queiroz, Andrei Rossetto e Yula Rocha

30/01/2012: “Retratos da Crise”, sobre a crise econômica na Europa, com o repórter Sérgio Utsch

13/02/2012: “Samba de Sampa”, com o repórter Celito Esteves

13/02/2012: “Rio do Samba”, com o repórter Marco Alvarenga

12/03/2012: “Na Trilha dos Motoboys”, com os repórteres Celito Esteves e Marco Alvarenga

20/03/2012: “Crack: Praga Nacional – 10 Semanas Depois”, com o repórter Fábio Diamante

26/03/2012: “Destino: Brasil”, com o repórter Marcelo Torres

02/04/2012: “Doação de Vida”, com o repórter Celito Esteves

11/04/2012: “Brasília: Cidade do Medo”, no SBT Brasil, com o repórter Alex Gusmão

19/04/2012: “Várzea – Essência do Futebol”, com o repórter Rodrigo Viana

10/05/2012: “Compartilhar”, com a repórter Flávia Travassos

Audiência: O SBT Brasil desde sua estreia vem mantendo médias entre 4 e 6 pontos no IBOPE. Apesar do índice ainda não ser o desejado, o telejornal vem freqüentando mais vezes, nas últimas semanas, a vice-liderança, batendo concorrentes diretos no horário como o Jornal da Band. A tendência é que com Carrossel se consolidando com boa audiência, a tendência é que agregue ainda mais público ao telejornal, num efeito parecido com o que houve com o SBT Brasil entregando para Pantanal em 2008.

Futuro: Inegável o esforço do telejornal em se aperfeiçoar a cada dia, dos âncoras em trazerem o que há de melhor ao público. Isso traz esperança de um SBT Brasil cada vez mais forte. Exclusivas como as do repórter Fábio Diamante (flagrando a venda de produtos piratas na Assembleia de São Paulo) ou a do cinegrafista do SBT Brasília ao focalizar uma mensagem do celular do deputado Cândido Vaccarezza devem ser valorizadas. Esperamos que, finalmente, o jornalismo do SBT e o SBT Brasil gozem de uma estabilidade de direção, edição, pautas e, sobretudo, que os investimentos em jornalismo não parem. Queremos ver um jornalismo atuante, independente e formador de opinião no SBT Brasil. Boa sorte à equipe!


Sbt

Um comentário:

  1. Aos organisadores do blog pitibu click, muito diferente do dito, a jornalista Rachel Sheherazade sempre foi conhecida e valorisada, aqui na Paraíba ela é adorada e muito valorisada.

    ResponderExcluir