Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 2 de junho de 2012

Romero cobra de Dilma ação no projeto da Transposição




Romero cobra de Dilma ação no projeto da Transposição  O deputado federal da Paraíba e engenheiro Romero Rodrigues (PSDB/PB) cobrou na Câmara dos Deputados, em Brasília, mais ação do Governo Dilma Rousseff com relação à Transposição do Rio São Francisco e preocupação com os riscos e problemas que passam a população em razão da seca, e a falta de água na Paraíba e outros Estados nordestinos.


Ele destaca que o Nordeste vive uma das piores secas e até agora não se sabe quando essa transposição realmente será concluída. Ressalta que, com a transposição os problemas seriam minorados. O Governo afirmava que as obras seriam concluídas em 2010 o que não aconteceu.


Ele disse que há “de nossa parte e da parte de toda a população nordestina o conhecimento da importância dessa obra estruturadora especialmente para o Nordeste setentrional. Ao comunicar essa paralisação, também faço, neste instante, um apelo ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que é nordestino e conhecedor da importância dessa obra, até porque sua própria origem vem das margens do Rio São Francisco”.


Romero salientou que “paraibano que sou, conheço como ninguém a importância dessa transposição não apenas para o Estado da Paraíba, mas para parte do Estado de Pernambuco, para o Estado do Ceará e para o Estado do Rio Grande do Norte. Na Paraíba, no eixo leste, por exemplo, visa levar abastecimento de água ao Estado, entrando pelo Município de Monteiro, chegando até o Município de Boqueirão, através do Rio Paraíba, e desaguando no Açude Epitácio Pessoa, também denominado de Açude Boqueirão, que abastece vários outros Municípios”.


Registrou, inclusive, que o Município de Campina Grande sofreu, em passado não muito distante, uma grave crise de abastecimento de água. Basta lembrar que, na época, o Açude Epitácio Pessoa, de Boqueirão, chegou a ter apenas 16% de sua capacidade hídrica. Foi uma grande preocupação não apenas para Campina Grande, mas para vários outros Municípios do Compartimento da Borborema que são abastecidos pelo Açude Epitácio Pessoa, pela incerteza da continuidade do abastecimento de água para praticamente um milhão de habitantes. Um milhão de pessoas recebem o abastecimento pelas adutoras advindas do Açude Boqueirão.


Acentuou que a transposição do São Francisco visa, sobretudo, nesta área geográfica por mim relatada, tornar-se exatamente um ponto importante de sustentabilidade hídrica, através do Açude Boqueirão, para váriascidades paraibanas, especialmente Campina Grande, que tem uma população de aproximadamente 400 mil habitantes. Campina Grande é um grande polo de educação, de saúde, de tecnologia, com indústria forte e comércio pujante.


“Evidentemente, a incerteza da continuidade do abastecimento hídrico gera toda uma insegurança aos demais Municípios da região por todos esses aspectos relacionados à necessidade e à importância da transposição, a fim de dar sustentabilidade hídrica ao Açude Epitácio Pessoa”, disse.


Finalizando afirmou que “sou conhecedor da sensibilidade do ministro da Integração Nacional. Apelo que sua Excelência possa, o mais rápido possível, recomendar, exigir, tomar todas as providências cabíveis no sentido de retomar a obra de transposição do Rio São Francisco, obra essa, repito, super importante, redentora para todo o Nordeste Setentrional”.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário