Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Trauma de JP e CG iniciam campanhas de prevenção a queimaduras

Os Hospitais de Emergência e Trauma de João Pessoa e Campina Grande lançarão nesta segunda-feira (4) campanhas destinadas à prevenção às queimaduras, acidentes que se tornam mais comuns nesta época de festejos juninos. Em Campina, a campanha terá o slogan “São João na Boa” e será lançada na Escola Estadual Itan Pereira, enquanto que em João Pessoa o lançamento ocorrerá às 10h, no auditório do hospital, com o slogan “Marcas que Ficam para Sempre”.


No Trauma-JP, a equipe da Unidade de Terapia de Queimados (UTQ), coordenada pelo médico Saulo Montenegro, dará uma entrevista coletiva à imprensa. No decorrer da campanha, haverá distribuição de panfletos e folders com orientações sobre prevenção, palestras em escolas e exposição de casos críticos de queimados atendidos na instituição. “Ao longo desses 10 anos de campanha já conseguimos reduzir os números de entrada de queimados no Hospital durante o período junino, contudo ainda é algo que precisa ganhar mais força”, explica o médico Saulo Montenegro.


Segundo a coordenadora da unidade de queimados, Andréa Borges, a principal recomendação se dirige às crianças, principalmente no manuseio de fogos de artifício, ou até mesmo dentro de casa, na área da cozinha, onde se concentram itens de risco, a exemplo do fogão e líquidos quentes.


“A prevenção evita que acidentes mais graves. Por isso, esperamos que a campanha seja uma fonte esclarecedora dos riscos de acidentes domésticos, e que a partir dessas informações a população atente para as consequências das queimaduras”, argumenta.


A mobilização em Campina, que irá até o dia 30 deste mês, consiste na distribuição de material educativo e realização de palestras em escolas, além de panfletagem em pontos estratégicos da cidade.


Calendário de palestras e panfletagem em Campina


Data Horário Escola Bairro   

04.06 10h/16h Esc. Itan Pereira Bodocongo  

05.06 09h/14h Esc. Santa Ana Centro  

06.06 07h/13h Esc. Alice Coutinho R. Cavalcanti  

11.06 14h30 Esc. Estadual da Prata Prata  

12.06 07h/14h Colégio Motiva Catolé             




PANFLETAGEM  

08.06 20h Sítio São João Jd. Tavares  

09.06 20h30 Parque do Povo Centro  

15.06 20h30 Parque do Povo Centro  

16.06 20h30 Parque do Povo Centro  

22.06 20h30 Parque do Povo Centro  

27.06 20h30 Parque do Povo Centro


Números – No Trauma-CG, cerca de 70% das ocorrências com fogos de artifícios envolvem crianças de até 6 anos. A maior quantidade de queimaduras acontece nosdias 12, 23 e 28 de junho, respectivamente, vésperas dos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, quando o nordestino mantém a tradição de acenderfogueiras e fogos de artifício.


Em 2011, no mês de junho, a Unidade de Queimados registrou 97 casos, sendo 32 provocados por fogos de artifício ou fogueiras juninas e os demais foramqueimaduras provocadas por líquidos quentes, choque elétrico e outras causas.


No ano de 2010, o Hospital de Trauma de João Pessoa recebeu mais de 1.400 pacientes vítimas de queimaduras, uma redução de 17% se comparado com o mesmo período de 2011, quando foram atendidos 1.200 pacientes queimados. Nos quatro primeiros meses de 2012, o Trauma recebeu em torno de 400 pessoas queimadas.


O índice de vítimas de queimaduras no período junino tem diminuído no decorrer dos anos. Em junho de 2011 houve queda de 33%, sendo atendidos 120 pacientes, enquanto que no mesmo período de 2010 foram 179.


Dicas – Os coordenadores das duas campanhas orientam os pais a tomarem alguns cuidados para evitar que a festa termine em tragédia: em caso de queimaduras, os pais devem evitar utilizar medicamentos sem consulta médica e, constatado o problema, o ideal é procurar imediatamente o Hospital de Trauma.


Segundo os médicos, não se pode usar creme dental, café, açúcar, vinagre ou outro produto similar, pois isso prejudica ainda mais o ferimento. Logo que a pessoa for queimada deve-se colocar a área atingida embaixo d’água. No setor especializado, o Hospital de Trauma conta com uma equipe de 8 cirurgiões plásticos, 9 enfermeiros, 13 técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas.


Os Hospitais de Trauma de João Pessoa e Campina Grande possuem Unidades de Terapia de Queimados com atendimento ambulatorial e hospitalar. O telefone do Trauma-JP é 3216.5700 e o do Trauma-CG é 3310.5850 – Ramal 5906.


Como prevenir  

• Fogos de artifício devem ser manipulados por profissionais e nunca por crianças;


• Nas festas juninas não permita brincadeiras com balões ou de saltar fogueira;


• Mantenha a criança longe da cozinha e do fogão, principalmente durante o preparo das refeições;


• Cozinhe nas bocas de trás do fogão e sempre com os cabos das panelas virados para trás, para evitar que as crianças virem os conteúdos sobre elas;


• Evite carregar as crianças no colo enquanto mexe em panelas no fogão ou manipula líquidos quentes;


• Quando estiver tomando ou segurando líquidos quentes, fique longe das crianças;


• Durante o banho do bebê: coloque primeiro a água fria e verifique a temperatura da banheira com o cotovelo ou dorso da mão;


• Não deixe as crianças brincarem por perto quando você estiver passando roupa nem largue o ferro elétrico ligado sem vigilância. Cuidado com os fios dos outros

eletrodomésticos. Se possível, mantenha-os no alto;


• As tomadas devem estar protegidas por tampas apropriadas, esparadrapo, fita isolante ou mesmo cobertas por móveis;


• Fios elétricos devem estar isolados e longe do alcance das crianças;


• Não deixe fósforos, isqueiros e outras fontes de energia ao alcance das crianças;


• Guarde todos os líquidos inflamáveis em locais altos e trancados, longe do alcance das crianças;


• Nunca jogue álcool engarrafado sobre chamas ou brasas, nem utilize este produto para cozinhar. O álcool poderá explodir, provocando queimaduras graves ou até

fatais;


• Velas ou candeeiros acesos em móveis de madeira, perto de cortina, mosquiteiro ou colchões podem causar incêndio em poucos minutos  



Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário