Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Nilda estimula procura por Projovem Trabalhador




Nilda estimula procura por Projovem TrabalhadorA deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) se reuniu esta semana com representantes das Sociedades de Amigos de Bairros (SAB’s) de Campina Grande com o objetivo de estimular a procura pelas vagas dos cursos profissionalizantes oferecidos pormeio do programa “Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã”, numa parceria da Prefeitura do Município com o Ministério do Trabalho e Emprego.


“O Projovem Trabalhador – ressaltou a deputada – é um dos melhores programas do Governo da presidente Dilma Rousseff, especialmente porque direciona a qualificação profissional para quem realmente precisa, criando para estas pessoas oportunidades reais de ingresso no mercado de trabalho e, por consequência, de melhoria da qualidade de vida”.


Segundo ela,existe hoje no Brasil, inclusive na Paraíba, uma contradição muito grande envolvendo a oferta de vagas no mercado de trabalho e o grande número de desempregados que não conseguem uma ocupação remunerada, permanecendo no desemprego e até mesmo passando fome. “O motivo dessa contradição é exatamentea falta de mão-de-obra qualificada para preencher essas vagas existentes. Daí porquea grande importância de programas como o Projovem Trabalhador, que cria boas expectativas de vida para milhares de brasileiros”, comentou.


As vagas do“Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã” são oferecidas, em Campina Grande,por meio do Centro Público de Emprego Trabalho e Renda – unidade de atendimentodo Sistema Nacional de Emprego gerenciada pela Prefeitura Municipal. O objetivodo programa, segundo ressaltou a deputada Nilda Gondim, é proporcionar qualificação social e profissional gratuita aos jovens desempregados, com idade entre 18 a 29 anos, detentores de uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e possuidores de escolaridade inferior ou compatível ao ensino médio. No decorrer dos cursos profissionalizantes é oferecida uma Bolsa Auxilio no valor de R$100,00 para cada aluno, sendo garantida também a inserção nomercado de trabalho após a conclusão dos mesmos.


Na reunião com os representantes dos bairros de Campina Grande, a deputada Nilda Gondim esteve acompanhada da coordenadora do Sine  Municipal, Flávia Maria Barbosa, queinformou que o Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Campina Grande,investirá quase R$ 3 milhões em qualificação social e profissional dos jovens campinenses. “O investimento financeiro no Programa Projovem Trabalhador émuito alto. Por isso precisamos ser rigorosos e cuidadosos com a aplicaçãodestes recursos, especialmente porque almejamos cumprir efetivamente com oobjetivo final, que é inserir esses jovens no mercado de trabalho formal”,ressaltou.


A partir deu ma análise socioeconômica dos interessados, serão selecionados 1.500 jovenspara efetivamente participarem dos cursos de qualificação que serão executados nos próximos seis meses, no intuito de atender as necessidades do mercado detrabalho local. Os cursos contemplarão ocupações relacionadas às áreas de administração I e II, agro-estrativismo I e II, alimentação I, II e III,construção e reparos, gráfica, metalmecânica I e II, saúde, serviços domésticosI e II, serviços pessoais, telemática, transporte e vestuário I, II e III.

Os interessados em participar do programa Projovem Trabalhador também poderão ser convocados para outras oportunidades de qualificação social e profissional oferecidas pelo Sine Municipal, que ficasituado à Rua Afonso Campos, nº 143, no Centro de Campina Grande.



Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário