Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

domingo, 29 de abril de 2012

Tirar visto para os EUA fica mais fácil a partir de amanhã




Tirar visto para os EUA fica mais fácil a partir de amanhãA partir desta segunda-feira (30), ficará mais rápido e barato tirar o visto americano. Com as novas regras que entram em vigor, o turista brasileiro que quiser viajar aos Estados Unidos terá mais facilidades para conseguir autorização.

As medidas, anunciadas em janeiro pelo presidente Barack Obama, buscam fomentar o turismo nos EUA e devem beneficiar sobretudo viajantes do Brasil e da China, em cujos consulados serão implantados o programa-piloto que agiliza a obtenção de vistos.

Atualmente, uma pessoa tem de esperar um mês entre a solicitação e a emissão do visto. A expectativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil é reduzir esse tempo para cerca de 20 dias. Hoje, o processo é lento devido à burocracia e à alta procura. Nos últimos dez anos, o volume de autorizações concedidas aqui passou de 230.000 para cerca de 800.000 por ano.

Leia mais notícias no R7

No antigo método de obtenção de visto, os gastos para emissão do documento chegavam a R$ 350. A partir da próxima semana, esse valor cairá para U$ 160 (cerca de R$ 300, na cotação atual).

O interessado deverá agendar sua entrevista pelo site da embaixada, que responderá à solicitação com um e-mail detalhando os procedimentos para a obtenção do visto.

Para facilitar ainda mais o acesso, a Embaixada dos Estados Unidos abrirá, a partir de 7 de maio, Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto em Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nesses centros serão coletarão os dados biométricos dos solicitantes antes do comparecimento a um dos consulados americanos — instalados em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Recife — ou à Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.

Os interessados em obter o visto que tenham menos de 15 anos e mais de 66 não precisam colher impressões digitais, mas devem entregar fotos 5x7.

Na esteira desse processo de aproximação entre Brasil e EUA, os presidentes Obama e Dilma Rousseff anunciaram, no início de abril, a abertura de mais dois consulados americanos em território nacional até o fim de 2013: um em Porto Alegre (RS) e outro em Belo Horizonte (MG).


R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário