Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

terça-feira, 1 de maio de 2012

Treinador de goleiros diz que Júlio César foi afastado por reincidência




Treinador de goleiros diz que Júlio César foi afastado por reincidênciaTreinador de goleiros do Corinthians diz que Júlio César foi afastado por reincidência

A camisa 1 do Corinthians está vaga, mas Cássio, 24, tem a faca e o queijo na mão para segurá-la. Júlio César precisa de um tempo e foi afastado do time por reincidência.

Palavras de Mauri Costa Lima, 47, o preparador de goleiros do Corinthians que, em sintonia com Tite, decidiu na semana passada o futuro da meta corintiana às vésperas de um jogo importante.

Amanhã o time enfrentará o Emelec, no Equador --é o jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. Cássio, até então o terceiro goleiro, desbancou o segundo, Danilo Fernandes, quando Júlio César, 27, deixou o posto.

"O Júlio está recuperado em relação a essa questão. A dor é grande, mas só o tempo vai fazê-lo deixar de remoer as coisas. [O afastamento] foi mais pela reincidência", disse à Folha o treinador de goleiros que, conta, sofre junto quando seus pupilos falham --os últimos erros de Júlio custaram a eliminação do Corinthians no Estadual.

"Goleiro é um profissional que não pode errar, tem que estar preparado psicologicamente e tecnicamente."

A questão psicológica é justamente a que melhor explica a saída de Júlio, que já foi criticado por falhar no Brasileiro de 2010 e na decisão do Paulista de 2011. "Quando o Júlio errou no ano passado tínhamos o Brasileiro na sequência, que nos dava tranquilidade para usá-lo em duas ou três partidas. Se ele desse a resposta em campo, poderia manter a condição dele de titular. Se não desse a resposta, poderia haver a mudança. Mas de imediato, não podemos pensar nisso", conta Mauri.

O imediatismo a que o treinador se refere é a pressão pelo resultado na Libertadores. Um tropeço em Guayaquil aumentará o caldeirão no Pacaembu, semana que vem. E Júlio poderia sofrer ainda mais.

"Ficamos preocupados em saber como ele agiria e reagiria com a gente jogando lá fora, depois a volta no Pacaembu. Paramos e pensamos. Ele fez um Campeonato Paulista regular, foi o menos vazado. Mas foi uma opção", diz.

O titular da posição, afirma Mauri, vai depender dos próximos jogos. Mas o treinador deixou claro que Cássio tem muitas chances se cair nas graças da torcida. "Tudo depende daquele que entrar. Oportunidades para goleiro são poucas. Ou é por falha ou deficiência ou lesão. Se mantiver uma regularidade, consequentemente vai manter a titularidade."

Para ganhar a posição, Cássio, revelado pelo Grêmio, desbancou dois goleiros formados na base corintiana.

Para Mauri, a fama do clube de não formar grandes goleiros é injusta. "Temos grandes profissionais na base. Mas aqui a cobrança é maior", afirma. "O Palmeiras hoje tem a mesma dificuldade que nós", ponderou, sobre a fama do arquirrival de revelar grandes arqueiros.

Quando o assunto é Copa-2014, Mauri cita um corintiano. E não é Júlio César.

"No momento não há nenhum goleiro que seja diferenciado. Gosto do Fernando Prass, do Vasco, do Victor, do Grêmio, temos o Rafael, do Santos. E pode frisar: Por que, de repente, a gente não tem o Cássio na seleção? Se fizer o que vem fazendo nos treinos tem uma grande chance."




Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário