Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Respeito minha raça, diz Pires




Respeito minha raça, diz PiresEu sou negro. Tenho respeito pela minha raça". Assim Alexandre Pires se manifestou no "Fantástico" deste domingo (13) sobre a suspeita de discriminação racial no clipe de sua música "Kong". No vídeo, homens negros aparecem vestidos de gorilas e participam o funkeiro Mr. Catra e o jogador de futebol Neymar. "Em momento algum eu imaginei que um dia eu fosse acusado de racismo no meu próprio trabalho", disse o cantor.     Os três aparecem dançando o refrão "É no pelo do macaco que o bicho vai pegar". A denúncia de racismo partiu da Secretaria Nacional de Promoção de Igualdade Racial e o vídeo é alvo de investigação do Ministério Público. Na semana passada, o cantor prestou esclarecimentos na Procuradoria.


Segundo Alexandre Pires, a ideia surgiu como uma brincadeira para a internet. "Quando surgiu a música, e a música falava de Kong, me veio à cabeça o quê? O filme do King Kong, que tem aquela cena que ele está cortejando a moça, aquela coisa do personagem do filme. E nisso me veio à cabeça 'poxa, vamos fazer um clipe dos gorilas, macacos, que estão fugindo da floresta e invadindo uma cidade, onde eles vão entrar num bairro residencial e invadir uma casa'. Foi daí que surgiu essa ideia", contou o cantor.



 Entidades que combatem o preconceito reclamaram do clipe. "Esse clipe reproduz e reforça uma associação negativa. A figura do macaco tem sido historicamente mais utilizada para desumanizar a população negra", apontou Carlos Alberto de Souza e Silva Jr, ouvidor da Secretaria de Igualdade Racial.

"O primeiro passo foi ouvir o autor da música, e agora o Ministério Público Federal vai ouvir as entidades do Triângulo Mineiro para poder tomar uma decisão a respeito do procedimento ou não", disse o procurador da República Frederico Pelutti.
    

Pires acha que a história já deu o que tinha que dar. "Eu sinceramente acho que isso devia parar já. Acho uma bobagem, acho que tem coisas mais interessantes e mais importantes pra gente se preocupar do que um momento de alegria, de descontração que a gente quis passar para as pessoas que acompanham meu trabalho. Só isso", disse ele.

Ele já havia dito em nota que está "profundamente chocado" com as acusações. "Devemos tratar toda e qualquer brincadeira com macacos e gorilas como uma referência a ser apagada da nossa memória? King Kong, Chita, Monga, eram todos personagens com alguma leitura que não a do genuíno entretenimento? Não me consta que meu histórico deixe alguma dúvida sobre o meu respeito à mulher ou ao negro, e a edição deste filme em nenhum momento faz brotar qualquer insinuação similar", disse ele na época.    

  No sábado (12), o cantor usou a internet para agradecer aos fãs pelas demonstrações de apoio.



UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário