Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 25 de agosto de 2012

Parlamento Mirim se reúne e elege Mesa Diretora




Parlamento Mirim se reúne e elege Mesa DiretoraA Mesa Diretora do Parlamento Mirim da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) foi eleita nesta sexta-feira (24), durante reunião preparatória para a posse dos 36 novos membros do colegiado, que será realizada na próxima quinta-feira (30). A estudante Daiara Guimarães, da Escola Estadual Compositor Luiz Ramalho, do bairro de Mangabeira I, emJoão Pessoa, foi eleita presidente; Carolina Pontes, do Colégio José D’Avila, de Bayeux, a 1ª vice-presidente; e Yan Bernardo, do Instituto Dom Adalto, do bairro de Jaguaribe, também na Capital, o 1º secretário.


A bancada eleita para legislatura 2012/2013 é formada por dois terços de mulheres. São 24 meninas e apenas 12 meninos, alunos de escolas das redes pública e privada do Estado. O mandato tem duração de um ano, sendo este o quarto ano desde sua criação. Em todas as outras legislaturas, a presidência da Mesa também foi ocupada por uma mulher.


Antes da votação para composição da Mesa Diretora, foram feitas as fotos oficiais dos deputados mirins, que tomarão posse em sessão especial. A solenidade de posse dos novos membros do Parlamento Mirim será comandada pelo presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PEN). Na próxima semana, antes da posse, os novos membros vão receber um curso sobre Ética e Cidadania nas atividades parlamentares para auxiliar na formação dos novos deputados. A formação será dada pela Escola do Legislativo.


Nesta sexta-feira, os estudantes também passaram por um treinamento, realizado pela coordenação geral do Parlamento Mirim, para orientá-los como será o ritual da posse, que sempre segue os mesmos trâmites em que ocorrem as cerimônias da Assembleia Legislativa.


A diretora adjunta do Parlamento Mirim, Sônia Alves, disse que o projeto tem como objetivo “oferecer aos estudantes a possibilidade de conhecer como funciona o poder Legislativo, de aprender o que é o parlamento, saber como são feitas as Leis e vivenciar a rotina dos parlamentares que compõem a ALPB, ou seja, vivenciar o processo democrático através da participação”.


Eleita presidente da Mesa, a estudante Daiara Guimarães, do Partido da Juventude, ressaltou a importância do Parlamento Mirim para os jovens se expressarem, exporem suas opiniões, lutarem pela democracia e contribuírem para o desenvolvimento do Estado. Daiara disse também que seu mandato será marcado pela responsabilidade e espírito de coletividade. “Irei trabalhar da melhor maneira possível, sempre lutando pela unidade dos colegas”, enfatizou. Já o primeiro secretário, Yan Bernardo, ressaltou que o Parlamento Mirim é importante para formar o caráter e o espírito de cidadania dos jovens. “Se você tem uma experiência destas no Parlamento Mirim consegue exercer melhor sua cidadania no dia-a-dia”, sustentou.


O Parlamento Mirim foi criado através do Projeto de Resolução 25/99, que, após ser aprovado em plenário, foi transformado na Resolução 646/99. Por essa razão, tem força de lei. Geralmente, os candidatos escolhidos são alunos que estejam cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, sendo que 80% das vagas são destinadas a alunos da rede pública de ensino e 20% a estudantes da rede privada, totalizando 12 escolas participantes. Os deputados são eleitos por partidos que formam a bancada.  

Confira os nomes dos 36 deputados mirins e cargos que ocupam na Mesa Diretora:

Daiara Guimarães (Presidente)  

Carolina Pontes (1ª Vice-presidente)  

Isabelly Silva (2ª Vice-presidente)  

Gecilene Silva (3ª Vice-presidente)  

Janecleide Oliveira (4ª Vice-presidente)  

Yan Bernardo; (1º Secretário)  

Grace Santos; (2º Secretário)  

Eliza Rabay; (3º Secretário)  

Altamir Filho; (4º Secretário)  

Ercilia dos Santos; (1ª Suplente)  

Fernanda Freitas; (2ª Suplente)  

Sthefany Alves; (3ª Suplente)  

Bruno Silva;  

Thaise Lima;  

Michael Ferreira;  

Vanessa Valentim;  

Jussara Ribeiro;  

Denilson Ferreira;  

Glauciane Lourenço;  

Rayssa Nascimento;  

Wendell de Oliveira;  

João Victor;  

Yana de Queiroz;  

Adriel Cardoso;  

Larissa Dantas;  

Kathly Andrade;  

Ricardo Lima;  

Tatiana Silva;  

Clara Larissa;  

Jeanderson Santos;  

Elielton Costa;  

Jaqueline Araújo;  

Laísa Moreira;  

Bianca Tavares;  

Larissa Nóbrega;  

Elton Araújo



ALPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário