Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Rafael vence no judô e é bronze




Rafael vence no judô e é bronzeO brasileiro Rafael Silva conquistou  nesta sexta-feira a medalha de bronze na Olimpíada de Londres. "Baby", como é conhecido, venceu o sul-coreano Sung-Min Kim no Golden Score, por um yuko de vantagem (fruto de duas punições contra o adversário), e garantiu a quarta medalha do judô no evento, confirmando a melhor participação do Brasil na modalidade em toda a história dos Jogos Olímpicos.

Antes de Baby fechar a participação brasileira de maneira vitoriosa, o Brasil havia subido no pódio em três oportunidades. Na última quinta-feira, a meio-pesado (até 78 kg) Mayra Aguiar, de apenas 21 anos (completados justamente nesta sexta), conquistou o bronze. Já no primeiro dia da modalidade no evento, Felipe Kitadai repetiu a premiação, enquanto Sarah Menezes se superou e subiu no lugar mais alto do pódio.

A conquista da medalha de bronze recompensou Baby, que encarou uma grande maratona no evento desta sexta-feira. Depois de brilhar no início da competição um ippon, Rafinha passou pelo Golden Score, tempo-extra do judô, em todos os quatro combates restantes - Marius Paskevicius (Lituânia); derrota para o russo Alexander Mikhaylin; e vitórias sobre Bob Borna e a última sobre Sung-Min Kim.

Para conquistar o bronze nesta sexta-feira, Baby atuou de maneira cautelosa. O judoca brasileiro segurou o ímpeto do sul-coreano, e ambos os atletas acabaram punidos por conta da falta de combatividade. O competidor nacional se soltou somente no Golden Score, quando conseguiu controlar o adversário. Mais ofensivo, Rafael Silva forçou um shido contra o rival e conquistou a medalha de bronze.

Campanha

"Baby" se garantiu na disputa pela medalha de bronze ao superar o húngaro Barna Bor, em decisão unânime dos árbitros após o fim do Golden Score. O combate diante de Bor ocorreu por conta da derrota na fase quartas de final, quando o judoca não encontrou seu jogo durante o tempo extra e acabou superado pelo russo Alexander Mikhaylin.

Em um combate morno e amarrado, Rafael Silva controlou a pegada de Mikhaylin, mas não apresentou a mesma iniciativa do adversário. Com o controle do ritmo de duelo, o brasileiro forçou um shido contra o rival. A punição, em vez de favorecer o representante de Campo Grande, acordou o russo, que cresceu no combate e terminou o duelo fisicamente melhor que o oponente.

No Golden Score, "Baby" sentiu o cansaço. Sem forçar uma nova punição para o europeu, que daria a vitória por um yuko, o brasileiro perdeu combatividade e recebeu um shido. Dominado no restante do duelo, Rafael Silva viu os três árbitros - Donald Ferland, Oscar Knoester e Houreddine Hassine - levantarem a bandeira azul, dando a vitória e a vaga na semifinal para Alexander Mikhaylin.

Para chegar às quartas de final, o judoca nacional apresentou grande regularidade e agressividade dentro do tatame. Nas oitavas, Rafael venceu por ippon, no Golden Score, o lituano Marius Paskevicius e avançou para a disputa direta por medalhas na competição.

Durante a primeira rodada, Baby não deu chances ao adversário. O judoca brasileiro venceu o islandês Thormodur Jonsson por ippon e triunfou pela primeira vez em uma Olimpíada - Londres 2012 é a primeira edição disputada pelo atleta.

Terceiro colocado no ranking mundial e um dos favoritos à medalha, Rafael Silva controlou o combate desde o início e não enfrentou grandes problemas para estrear com vitória. Com 1min48 de duelo, o brasileiro, com o controle da pegada, encaixou um o-soto-gari e registrou o ippon que o garantiu na próxima fase olímpica.



Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário