Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

JP recebe movimento ‘Limpa Brasil’




JP recebe movimento ‘Limpa Brasil’ O movimento “Limpa Brasil Let’s do It!” chega a João Pessoa no próximo dia 2 de setembro, com a realização do dia D da campanha em diversos pontos espalhados pela cidade. O evento já foi realizado em 140 países e está sendo trazido para a Capital pelo Instituto Atitude Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A ação trabalha a conscientização da população por meio da sensibilização e organização de mutirões de limpeza para recolher o lixo jogado indevidamente nas ruas.

João Pessoa é a décima cidade brasileira a receber o evento. Passou a fazer parte do calendário do projeto após a parceria firmada, no começo do ano, pelo Instituto Atitude Brasil e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que foi formalizada com a assinatura da carta de compromisso pelo prefeito Luciano Agra. Na carta, o prefeito disponibiliza a estrutura das secretarias e órgãos do governo municipal e declara apoio à realização do evento na cidade.

O “Limpa Brasil” é realizado em cooperação com a Unesco e conta com o apoio de personalidades nacionais, como Chico Buarque, Marília Pera, Milton Nascimento e a presidente da República, Dilma Rousseff. Na Capital paraibana, o evento recebe o nome de “Limpa João Pessoa” e adota o lema nacional da campanha, “Eu sou catador”, convocando a população a se tornar catadora, pelo menos por um dia, alertando todos para a importância de recolhermos o lixo da cidade de forma correta.

Parceria – No dia do “Limpa João Pessoa”, a Emlur dará apoio logístico ao movimento e auxiliará as turmas devoluntários que vão doar parte do seu tempo para o sucesso do evento. Equipes da Autarquia, compostas por fiscais, educadores e agentes ambientais, estarão em cada um dos pontos de entrega voluntária espalhados pela cidade.

Enquanto durar a ação, caminhões farão o transporte do material recolhido dos pontos até os núcleos de coleta seletiva, beneficiando as cooperativas de catadores. “O objetivo é mudar os hábitos do cidadão por meio da conscientização sobre a importância do descarte responsável”, disse o superintende da Emlur, Lucius Fabiani.

Outras secretarias também estão engajadas na realização do movimento. Uma equipe do Atitude Brasil está em João Pessoa promovendo a capacitação de cerca de 400 servidores da Emlur, das secretarias municipais de Saúde (SMS), de Educação (Sedec) e do Meio Ambiente (Semam), que vão atuar como multiplicadores do projeto nas escolas, postos de saúde e comunidades onde atuam.

Educação – Um dos focos da campanha é o trabalho que será realizado nas escolas da Capital na semana que antecede o evento. Diretores, funcionários e professores vão trabalhar a conscientização ambiental com jovens e crianças, além de promover uma grande campanha de arrecadação de materiais recicláveis. Para isso, serão ensinadas noções básicas de reciclagem e separação de resíduos em uma linguagem própria para a faixa etária dos estudantes.

Mobilização de alcance global – João Pessoa foi a primeira cidade da região Nordeste a oficializar o apoio ao movimento que, desde que chegou ao país, já foi realizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Luis, entre outras. O evento teve início na Estônia, em 2008, e, em um dia, limpou todo o país, realizando um trabalho que, caso fosse realizado apenas pelos órgãos de limpeza urbana, demoraria três anos para obter o mesmo resultado. “Nossa proposta não é apenas limpar as cidades, mas principalmente conscientizar a população sobre os problemas de jogar lixo fora do lixo e incentivar a mudança de atitude”, destaca a coordenadora do projeto, Marta Rocha.

No Brasil – A primeira ação do movimento aconteceu no Rio de Janeiro, no início de junho de 2011, e reuniu mais de seis mil pessoas, que recolheram 17 toneladas de material reciclável no espaço público, em um dia de mobilização. No dia 1º de julho, mais de cinco mil voluntários retiraram quase dez toneladas de resíduos das ruas de São Luís. João Pessoa será a décima cidade a participar do movimento no Brasil e outras quatro ainda receberão o “Limpa Brasil” até o final de 2012.

Show Limpo – Durante a semana de ação, diversos pontos de distribuição e coleta serão disponibilizados para a entrega de sacos de lixo que deverão ser utilizados pela população para coletar lixo reciclável e entregar nestes locais. Com a entrega, o “catador” receberá seus ingressos, em forma de saco de lixo, para participar do “Show Limpo”, com grandes astros da música brasileira.

O show tem uma dinâmica especial, com o mote “do meu lixo cuido eu”, onde a proposta é que os artistas cobrem dos espectadores a limpeza do espaço, propondo que cada um se responsabilize pelos resíduos que produzir durante a festa e, portanto, realizar uma inovadora ação de conscientização: o primeiro show limpo de João Pessoa.

Voluntários – O projeto pretende envolver todos os moradores da cidade na limpeza dos seus bairros, recolhendo o material potencialmente reciclável e entregando nos pontos de coleta. Quem tiver interesse em colaborar com a campanha e conhecer um pouco mais sobre o projeto, pode se inscrever no site do movimento “Limpa Brasil”, [2]www.limpabrasil.com.br. Links: 2. http://www.limpabrasil.com.br

Atitude Brasil – A Atitude Brasil é uma empresa de comunicação social, cultural e ambiental especializada no desenvolvimento de programas e projetos com foco nos princípios da sustentabilidade e na democratização do conhecimento. Criada em 2005, a organização é responsável pela concepção e realização do Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade (cuja quarta edição aconteceu em 2011, entre 26 e 27 de maio) e pela organização do projeto “Limpa Brasil Let´s do it!”.


Secom-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário