Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Cachaça de Salinas e algodão da PB recebem certificação de origem

Condição foi deferida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial e garante origem e qualidade dos produtos




O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) deferiu, na dia 17 de julho, dois pedidos de Indicação Geográfica. O primeiro se refere ao nome Salinas como indicação de procedência para aguardente de cana, do tipo cachaça. O segundo indica Paraíba para produtos têxteisconfeccionados em algodão colorido. A certificação garante a origem e a qualidade dos produtos vendidos com determinado nome. Com isso, agrega-se valor para o empresário e segurança para o consumidor.

A cidade de Salinas (MG) é a segunda região brasileira reconhecida oficialmente pelo INPI como indicação de procedência para produção de cachaça – depois de Paraty(RJ). A área também engloba outros municípios do norte deMinas Gerais, como Novorizonte e parte de Taiobeiras,Rubelita, Santa Cruz de Salinas e Fruta de Leite. De acordo com a associação de produtores da região, todas as etapas do modo artesanal são seguidas na fabricação dabebida. A restrição às mudanças tecnológicas impõe uma lógica de produção peculiar à cachaça.

Já o reconhecimento do nome Paraíba como produtor de algodão se justifica pelo diferencial tecnológico. Devido às pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Algodão, a Paraíba – que registrara uma queda na produção nos anos 80 – retomou seu plantio com uma novidade: o algodão passou a ser naturalmente colorido, resultadode um trabalho demelhoramento genético das variedades coloridas, que começou em 1989.

Foram estudadas 35 novas linhagens de algodão nos municípios de Patos e Monteiro, na Paraíba. Como resultado,Campina Grande (PB) e regiões vizinhas são hoje grandes centros de produção algodoeiro reconhecidos em todo o País. A cooperativa de 31 associados transforma as plumas de algodão colorido em peças de vestuário e para casa. Com as sobras de tecidos, são feitos bonecos e bichinhos de pano para crianças. A cooperativa já exporta para aEuropa brinquedos e almofadas produzidas com o algodão naturalmente colorido.


ExpressoMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário