Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 8 de março de 2014

Hemocentro abre campanha para mulheres doarem sangue




Hemocentro abre campanha para mulheres doarem sangueA enfermeira Roberta Chagas Marinheiro, que mora no Bairro dos Bancários, em João Pessoa foi uma das primeiras mulheres a participar de mais uma campanha de incentivo à doação feminina de sangue aberta oficialmente na manhã desta sexta-feira (7) pelo Hemocentro da Capital, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Ela fez a doação de sangue e afirmou que esta foi a segunda vez que compareceu ao Hemocentro.


Roberta Chagas lembrou que no mês de setembro do ano passado decidiu ser doadora voluntária, por perceber a importância que o sangue tem na hora de salvar uma vida. “Chega de dizer que a mulher é um sexo frágil, nós somos fortes, temos que acabar com esse preconceito e como temos o dom do ‘cuidar’ precisamos cuidar das pessoas com este ato generoso e solidário que é a doação de sangue”, destacou a enfermeira ao fazer um apelo para que as mulheres procurem o Hemocentro para fazer a sua doação não só agora em março, mas durante os outros meses do ano.


Quem também compareceu ao Hemocentro foi a telefonista Maria das Neves de Alcântara, que reside no bairro Valentina de Figueiredo, em João Pessoa. Ela contou que viu a matéria na televisão e decidiu fazer a doação. “Sempre tive vontade de fazer isso, mas tinha certo receio. Agora me encorajei e vim doar e a partir de agora vou continuar doando periodicamente sempre que estiver em condições de saúde”, disse a telefonista.


A chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, explicou que o objetivo da campanha, que vai se estender até o dia 31 de março, é aumentar em 30% o número de doações do sexo feminino. As mulheres que compareceram na manhã desta sexta-feira ao Hemocentro receberam uma mensagem e pequena lembrança em alusão ao seu dia.


A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, informou que diariamente o Hemocentro recebe em média 200 doadores. Desse total, cerca de 23% é do sexo feminino e esse percentual está abaixo da meta proposta pelo Ministério da Saúde a todos os Hemocentros, que é de 30%. “Nesse mês de março, aproveitando que a mulher é a grande homenageada pelo seu dia, estamos lançando essa campanha de doação feminina estimulando as mulheres a doar sangue e quebrar tabus e preconceitos”, disse Sandra Sobreira.


Divane Cabral afirmou que a falta de informação compromete a doação feminina. “A mulher, assim como o homem, pode doar e apenas a gestação e o primeiro ano da amamentação impedem a doação em mulheres. O intervalo para cada doação é de dois meses para o homem e três meses para a mulher”, explicou, adiantando que as ações serão intensificadas para este público, sensibilizando e incentivando as mulheres para serem doadoras.


Fortalecendo o estoque – Sandra Sobreira explicou que a rede de hemonúcleos está contribuindo para fortalecer o estoque de bolsas de sangue do Hemocentro, em João Pessoa. A rede tem unidades em Princesa Isabel, Picuí, Itaporanga, Piancó, Patos, Sousa, Cajazeiras, Guarabira, Monteiro, Catolé do Rocha, além do Hemocentro de Campina Grande.


Segundo a diretora, o ato de doar sangue é, antes de tudo, um gesto de amor ao próximo. Cada vez que uma pessoa doa sangue, salva a vida de até quatro pessoas. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador e a sua recuperação é imediata. “É um gesto simples, mas de grande valor humano e solidário e a gente só sabe da importância do sangue quando nós ou algum parente está precisando dele”.


Condições para ser doador de sangue


- Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal);


- Pesar acima de 50 quilos;


- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;


- Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço;


- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;


- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;


- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;


- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;


- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;


- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;


- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário