Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 8 de março de 2014

Senadores dos EUA pedem que Fifa exclua Rússia da Copa do Mundo




Senadores dos EUA pedem que Fifa exclua Rússia da Copa do MundoDois senadores norte-americanos enviaram carta nesta sexta-feira ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, solicitando a suspensão da Rússia como país-membro da entidade, o impedimento da seleção do país de disputar a Copa do Mundo deste ano e a retirada do direito da nação de sediar a edição de 2018 do torneio.


Segundo o jornal "The Wall Street Journal", Mark Kirk e Dan Coats assinaram juntos o documento, em que citam os estatutos da Fifa que proíbem a discriminação contra qualquer país com base na política ou na origem étnica. No texto, a invasão da Crimeia, na Ucrânia é tratada como violação a soberania de outro país.


Os senadores lembraram no pedido a decisão de punir com suspensão a antiga Iugoslávia, o que resultou na exclusão do país da Eurocopa de 1992 e das eliminatórias para a Copa do Mundo, citando o caso como precedente.



"Desde o momento em que a Rússia mostrou, de maneira similar, a falta de respeito declarada aos princípios fundamentais da Fifa e aos direitos internacionais, esperamos que o senhor esteja de acordo que o país não merece a honra de ser anfitrião da Copa do Mundo ou participar dela", escreveram os parlamentares a Blatter.


A Rússia está no grupo H do Mundial deste ano, junto com Argélia, Bélgica e Coreia do Sul. Curiosamente, nas oitavas de final, poderá haver cruzamento com a seleção dos Estados Unidos, dependendo do posicionamento das seleções nas suas chaves.


O país foi escolhido sede da Copa de 2018 no dia 2 de dezembro de 2010, superando as candidaturas conjuntas de Portugal e Espanha, Bélgica e Holanda, além da inglesa.





Msn

Nenhum comentário:

Postar um comentário