Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

segunda-feira, 24 de março de 2014

Fantástico diz que JP é uma das mais violentas; secretário contesta




Fantástico diz que JP é uma das mais violentas; secretário contesta Em uma reportagem de destaque, o Fantástico da Rede Globo, apresentou a capital da Paraíba João Pessoa como a 3ª cidade mais violenta do país e a 9ª do mundo. A reportagem denunciou inclusive o funcionamento de um ponto de venda de drogas próximo de uma delegacia da capital.

O Fantástico se baseou em um levantamento feito pela Organização Não-Governamental (ONG) mexicana Seguridade, Justiça e Paz. Além de João Pessoa, Maceió e Fortaleza apareceram como cidades onde a taxa de homicídios é alarmante no país.

O que impressiona na capital paraibana foi a descoberta da venda de drogas funciona bem em frente à delegacia. Os compradores chegam a pé, de carro, até se atrapalham e disfarçam mal, mas ninguém para a ação dos criminosos. O nosso produtor se aproxima do grupo, fingindo estar interessado na droga. O traficante não se preocupa com a polícia. No fim do dia, o delegado titular da delegacia do turismo, Francisco Azevedo, chama dois rapazes, um deles é o homem flagrado pela nossa equipe vendendo drogas. Eles entram, ficam três minutos, e, logo em seguida, deixam o prédio para voltar à rotina. O delegado disse para a repórter Meiry Alves que suspeitava do tráfico na região e chamou os dois em busca de informações.

João Pessoa tem uma taxa de homicídios considerada epidêmica pela Organização Mundial da Saúde. São 66 para cada 100 mil habitantes “É um trabalho que a gente tem focado muito, principalmente nos crimes contra a vida, mas demonstrando que o caminho é certo e já há uma boa redução, mas a gente reconhece que ainda falta fazer”, disse secretário de Segurança da Paraíba, Cláudio Coelho Lima.

No caso da capital, a reportagem mostrou ainda detalhes de uma investigação feita pela Polícia Federal e pelo Ministério Público que atribuiu a alta taxa de assassinatos, ao tráfico de drogas, e a existência de grupos de extermínios e de milícias.

Entrevistado pela equipe do Fantástico, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Seds), Cláudio Lima disse que a polícia está trabalhando mas reconheceu que o índice de assassinatos registrados na capital é preocupante. De acordo com a reportagem e um universo de 100 mil pessoas, são registrados 66 assassinatos.

Os números foram apontados em pesquisa divulgada pela Organização Não-Governamental (ONG) mexicana Seguridade, Justiça e Paz. A entidade levou em consideração a proporção entre o tamanho da população e a quantidade de homicídios dolosos, registrados em 2013 em cidades com mais de 300 mil habitantes e divulgou lista com as 50 com o maior índice de crimes deste tipo no mundo. João Pessoa contabilizou 515 casos de homicídio doloso em 2013, conforme os dados da ONG mexicana. Comparando esses números aos dados da mesma pesquisa em 2012, a capital paraibana piorou uma posição em termo mundial no ranking – antes ela era a décima colocada e agora subiu é a nona.

A situação de João Pessoa só não ficou pior do que a de Maceió (AL) e Fortaleza (CE), que apareceram no primeiro e segundo lugar, respectivamente, dentro da relação das mais violentas do País. Mesmo assim, a capital paraibana ainda ficou à frente de cidades nordestinas como Natal (RN), Salvador (BA), São Luís (MA), Recife (PE) e Aracaju (SE).


Outro lado

Para o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, as informações publicadas em uma matéria no “Fantástico” afirmando que a capital paraibana é a 9° cidade mais violenta no mundo estão desencontradas e eivada de erros.

Os números, segundo ele, foram extraídos da internet e estão desatualizados. Ainda conforme o secretário, não houve estudos que comprovem tal índice, até porque em outras cidades sequer publicaram os dados. Ele afirma que João Pessoa só apareceu na lista porque publicou os dados, diferente de outras capitais.

“Será que João Pessoa está mais violenta que Rio de Janeiro, do que a Bahia?”, contestou Lima.  




PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário