Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sexta-feira, 28 de março de 2014

17 municípios da região de Patos em situação de risco de dengue




 17 municípios da região de Patos em situação de risco de dengueAs recentes chuvas caídas no Sertão trouxeram consigo não apenas alegria, esperança de dias melhores ao sertanejo, mas também preocupação aos órgãos de saúde pública. O motivo foi o registro preocupante da presença do mosquito transmissor da dengue, com alto Índice de Infestação Predial (IIP). Hoje 17 municípios, dos 24 da jurisdição da 6ª Gerência de Saúde, apresentam situação de alto risco de infestação. Outros cinco apresentam médio risco.


O sinal vermelho foi acionado e ontem os técnicos da 6ª GRS, apoiadores e Vigilância Ambientam, estiveram reunidos com gerente José Leudo Farias para avaliarem os dados atuais. Dessa reunião foi montado um cronograma de visitas dos apoiadores aos municípios, encontros em que irão reunir gestores municipais de saúde, prefeitos, vereadores, ACS/ACE, coordenadores de saúde, conselheiros de saúde, administradores escolares, lideranças religiosas, a fim de todos, juntos possam discutir o problema e elaborar ações que possam fazer o combate ao mosquito transmissor da dengue.


"Muitas águas estão acumuladas e precisam ser monitoradas. É importante chamar, não apenas as entidades ligadas à saúde, mas a população em geral para enfrentar essa preocupante situação", comentou Leudo.


No início do ano cada município apresentou ao governo um plano de trabalho específico para controle da dengue. O governo federal destinou recursos para ser aplicados das ações. O plano de metas, em muitos casos, não foi executado. Nas reuniões que irão ocorrer na próxima semana em vários municípios, os Conselhos Municipais de Saúde, a quem cabe fiscalizar os recursos enviados pelo MS para o combate à dengue, serão convidados para avaliem esses planos e reveja quais as melhores estratégias a ser usadas.


A preocupação da Gerência de Saúde não é algo à toa. Basta lembrar que o Ministério da Saúde considera risco quando o IIP ultrapassa 4. Hoje o município de Santa Luzia está com índice de 20,5, algo que requer estratégia bastante consistente e participação de todos.


As reuniões dos técnicos da 6ª GRS como municípios acontecem do dia 31 deste mês ao dia 10 de abril. Veja abaixo o calendário de visitas, das duas equipes:


31.03

9HS SÃO MAMEDE

09 HS SANTA LUZIA

14HS VÁRZEA

14HS SÃO JOSE SABUGI


01.04

9HS SÃO JOSÉBONFIM

9HS MÃE DAGUA

14HS TEIXEIRA

14HS MATUREIA


02.04

9HS CATINGUEIRA

9HS EMAS

14HS SANTA TEREZINHA


03.04

9HS AREIA DE BARAUNAS

9HS SALGADINHO

14HS PASSAGEM


07.04

9HS QUIXABA

9HS CACIMBA DE AREIA

14HS CONDADO

14HS MALTA


09.04

9HS DESTERRO

9HS CACIMBAS


10.04

14HS VISTA SERRANA

14HS SÃO JOSE DE ESPINHARAS




Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário