Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

domingo, 20 de maio de 2012

Estado capacita profissionais que atuam no controle do tabagismo




Estado capacita profissionais que atuam no controle do tabagismoA Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nas próximas quarta-feira (23) e quinta-feira (24) uma capacitação destinada aos profissionais que atuam no controle do tabagismo na Paraíba. As atividades acontecem em parceria com a Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa). Foram disponibilizadas três vagas para cada Centro de Referência no Tratamento do Fumante.

A abertura do evento vai contar com a presença da representante do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a psicóloga Vera Borges, que trabalha com o tratamento de fumantes. Durante toda a manhã da quarta-feira, serão debatidos temas como a dependência do tabagismo e fatores que dificultam o fim do vício. No período da tarde, será a vez de discutir as bases para abordagem do tratamento do fumante e o apoio de medicamentos no tratamento.

Na manhã da quinta-feira, a SES vai apresentar um panorama sobre a situação do tabagismo no Estado e a Agevisa vai falar sobre as leis de combate ao tabagismo na Paraíba. À tarde, os Centros de Referência no Tratamento do Fumante dos municípios de Sumé, Campina Grande e Princesa Isabel farão uma apresentação sobre o funcionamento do programa de controle do tabagismo em suas cidades. Em seguida, será discutida a atuação das Vigilâncias Sanitárias de João Pessoa, Cabedelo e Patos. O evento será encerrado com um coffee break. A SES está disponibilizando hospedagem e alimentação para os profissionais.

**Dia Mundial de Combate ao Tabagismo** – No dia 31 de maio, Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, a SES vai promover um evento no 1º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba, em João Pessoa. Serão realizadas palestras, ações de saúde e orientações nutricionais e psicológicas para os policiais militares.

De acordo com a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis da SES, Gerlane Carvalho, o tratamento para parar de fumar é totalmente gratuito. Ela lembra que nem todos os fumantes precisam fazer uso de medicamentos para acabar com o vício. "Alguns param de fumar só com as sessões e acompanhamento psicológico. Depende do grau de dependência da nicotina, que é avaliado pelo médico. Os pacientes que têm um grau de dependência maior precisam da medicação”, orienta.

**Dados** – De acordo com o Inca, na Paraíba há 511.480 fumantes e 99.720 deles (19,49% do total) estão em João Pessoa. Em todo o Estado, mais de 2,5 mil pessoas morrem, por ano, em decorrência do uso do cigarro. O tabagismo é um dos fatores de risco mais fortes para o aparecimento de câncer na população paraibana.

Os hospitais de referência no Estado no combate aos tipos de câncer relacionados ao uso do tabaco – pulmão, esôfago e laringe – são o Napoleão Laureano, Oncoclínica e Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, e Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (Fap) e Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande.

Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário