Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Polícia expulsa militares condenados por crimes na Paraíba




Polícia expulsa militares condenados por crimes na ParaíbaDois policiais militares foram expulsos de quadros da PM na Paraíba, segundo publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quarta-feira (3). As condutas classificadas como de "alto grau de reprovação social" e que ferem o "decoro da classe e o sentimento de dever" levaram à exclusão dos ex-cabos Lúcio Edísio de Negreiros Lima, condenado por chefiar uma quadrilha especializada em explodir bancos; e José Jorlânio Nunes de Lima, condenado por tentativa de assassinato e acusado de matar prostitutas e homossexuais no Sertão do estado, conforme a publicação no veículo oficial.

O ex-cabo Jorlânio, do 12º Batalhão da PM, foi preso em 2012. Ele é acusado de cometer cinco assassinatos na cidade de Patos entre os meses de agosto e dezembro de 2011. Por uma tentativa de homicídio, já foi condenado em júri popular a 10 anos de reclusão.

"Consta na sentença condenatória que o crime praticado pelo militar estadual teve como motivação a homofobia e com circunstâncias que demonstram “intelorência comportamental e aversão ao outro”, consta no DOE desta quarta-feira. O policial permanece cumprindo pena na sede do 3º Batalhão da Polícia Militar de Patos.

O delegado Hugo Lucena responsável pela investigação, disse à época que "ele escolhia vítimas aleatoriamente, tanto que o intervalo entre um homicídio e outro é variável, mas a forma de execução é sempre a mesma. Se pelo modo de agir ele se enquadra no conceito de serial killer, é plenamente possível defini-lo assim". As características das execuções e os locais tinham o mesmo perfil: as vítimas eram garotas de programa, homossexuais e travestis que atuavam próximo à linha férrea de Patos, em uma ponto conhecido como “Campo da Buraqueira”.

Já o ex-cabo Edísio, do 10º Batalhão da PM, foi condenado por "condutas merecedoras de alto grau de reprovação social", preso em flagrante em 2013 por comandar uma grupo especializado em explosões a bancos. Ele foi condenado a 9 anos e três meses de prisão, além de pagamento de 90 dias multa.

A prisão aconteceu na casa do policial, no conjunto Rocha Cavalcanti, em Campina Grande, onde foram apreendidos diversos explosivos e materiais usados nos crimes, como armas e munições. A polícia encontrou dinheiro manchado com a tinta que o caixa eletrônico solta quando é explodido, uma solução para tirar as manchas, capuzes e grampos, que eram jogados na pista durante a fuga.



 G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário