Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 6 de setembro de 2014

PB não atinge metas do Ideb no ciclo final do fundamental e médio




PB não atinge metas do Ideb no ciclo final do fundamental e médio As escolas da Paraíba não atingiram, no ensino médio e no ciclo final do ensino fundamental, as metas propostas pelo Ministério da Educação (MEC) para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os dados são de 2013 e foram divulgados nesta sexta-feira (5). O estado superou os índices apenas no ciclo inicial que avalia os alunos do 5º ano do nível fundamental.

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação, solicitando posicionamento sobre os dados, mas até as 17h não houve resposta. A escala é variável de 0 a 10 pontos e o levantamento contabiliza números para o ano de 2013.

Considerando a média de resultados do ensino público e privado, o índice da Paraíba na fase inicial do ensino fundamental (no 5º ano) foi 4,5 pontos, única faixa escolar em que o estado alcançou os valores estipulados pelo MEC. A meta para a Paraíba neste nível era de 4,4 pontos.

Nos demais níveis, as metas não foram atingidas. Para o ciclo final do ensino fundamental (9º ano), a meta para 2013 foi de 3,6 pontos e a Paraíba fez 3,5 pontos. Para o ensino médio (3º ano), a meta era de 3,5 pontos e o estado pontuou um índice de 3,3 - mesma pontuação atingida no Ideb anterior, que levantava dados referentes ao ano de 2011.

O panorama geral observado na Paraíba se assemelha ao desempenho nacional: o Brasil superou as metas na educação propostas pelo MEC para serem alcançadas em 2013 no ciclo inicial do ensino fundamental (de 1º ao 5º ano), mas ficou abaixo da meta projetada no ciclo final do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e no ensino médio.

Rede Pública

A média da rede municipal e estaudal na Paraíba superou a meta apenas no ciclo inicial do ensino fundamental. O índice subiu dois décimos desde o levantamento anterior e obteve 4,2 pontos. A meta era estipulada em 3,8 pontos. No ciclo final do ensino fundamental, houve crescimento de um décimo comparado ao Ideb com dados de 2011. As escolas públicas obtiveram 3,2 pontos, mas a meta era de 3,3 pontos.


No ensino médio, a Paraíba subiu um décimo e alcançou 3 pontos no Ideb deste ano, sendo que a meta era de 3,2 pontos. Nesta caso, o desempenho é referente apenas às escolas da rede estadual de ensino.

Ideb

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10.

Prova Brasil

A Prova Brasil avalia o desempenho de estudantes em língua portuguesa e matemática no final dos ciclos do ensino fundamental, de 4ª série (5º ano) e 8ª série (9º ano), e no terceiro ano do ensino médio. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2022, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0.




 G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário