Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Titãs e Val Donato & Os Cabeças encerram o Extremo Cultural




Titãs e Val Donato & Os Cabeças encerram o Extremo CulturalA última noite do projeto Extremo Cultural promete atrair, neste sábado (1°), uma multidão ao Busto de Tamandaré, para os shows da banda Titãs e da cantora Val Donato & Os Cabeças. A abertura, às 20h, traz o rock pulsante e cheio de personalidade de Val Donato. Às 22h, os Titãs assumem com clássicos que atravessaram mais de 30 anos de estrada. O projeto é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural (Funjope).


Titãs - Com 31 anos de carreira, os Titãs preparam um novo disco para ser lançado neste ano. No palco, Branco Mello (voz e baixo), Paulo Miklos (voz e guitarra), Sérgio Britto (voz, teclado e baixo), Tony Bellotto (guitarra) e o músico convidado Mario Fabre (bateria) prometem um show de tirar o fôlego, lembrando seus maiores sucessos, como “Go Back”, “Polícia”, “Lugar Nenhum”, “Flores” e “O Pulso”, entre outros.


A origem - No fim dos anos 70, em plena ditadura militar, um colégio em São Paulo se tornou um dos poucos pontos de resistência cultural. No palco do Equipe se apresentavam artistas de peso da música brasileira, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Clementina de Jesus e Cartola.


O evento “A Idade da Pedra Jovem”, promovido por essa turma de 1981, marcou a estreia de Sérgio Britto, Arnaldo Antunes, Paulo Miklos, Marcelo Fromer, Nando Reis, Ciro Pessoa e Tony Bellotto num mesmo palco. Juntos, eles formavam o grupo Titãs do Iê-Iê.


O que era para ser apenas diversão começou a ser encarado mais seriamente no ano seguinte. A estreia oficial dos Titãs do Iê-Iê, devidamente ensaiados e com repertório próprio, aconteceria em 1982, no Sesc Pompéia. A essa altura, Branco Mello já havia se integrado ao grupo e André Jung, assumido a bateria, instrumento que Nando Reis tocara na “Idade da Pedra Jovem” por falta de opção. Com nove músicos no palco, entre eles seis vocalistas, a banda chamava a atenção. As canções misturavam influências que iam da MPB ao rock, passando pelo samba, reggae e new wave.


Não demorou muito para que a performance do noneto despertasse a atenção de uma gravadora. O primeiro álbum, “Titãs”, foi lançado em agosto de 1984 e trazia “Sonífera Ilha”, que foi direto para as paradas de rádio. A música alçou a banda à projeção nacional.


O álbum mais bem-sucedido, “Cabeça Dinossauro”, de 1986, vendeu 300 mil cópias, com as faixas “Aa Uu”, “O quê”, “Homem Primata”, “Família”, “Polícia” e a afrontosa “Bichos Escrotos”, pela qual as rádios tinham que pagar multa para tocar. O disco ficou no topo das principais listas dos melhores daquele ano e até hoje é apontado com um dos mais importantes do rock brasileiro. De lá para cá, lançaram “Jesus não tem dentes no país dos banguelas” (1987), “Go back” (1988), “Õ blesq blom” (1989), “Tudo ao mesmo tempo agora” (1991), “Titanomaquia” (1993, já sem Arnaldo Antunes), “Com el mundo a mis pies” (1994), “Domingo” (1995), “Acústico MTV” (1997), “Volume 2” (1998), “As dez mais” (1999).


A morte por atropelamento de Marcelo Fromer, às vésperas do lançamento do 13° álbum, em 2001, foi um golpe duro para a banda. A recuperação do luto melhorou com “A melhor banda de todos os tempos da última semana”. “Como estão vocês?” veio em 2003. No final do ano, o songbook “Titãs - Todas as canções” reunia toda a obra da banda, cifras e fotos inéditas para coroar os 21 anos de carreira da banda.


Val Donato - Estrela do rock paraibano, Val Donato vem se firmando como uma figura luminar do pop-rock no Nordeste. O show, que tem a participação d’Os Cabeças como banda de apoio, vai apresentar ao público músicas do CD que gravaram em parceria, além de homenagens a Escurinho e ao compositor Jonathas Pereira Falcão.


Em 2009, Val começou a chamar atenção do público paraibano, quando começou a lotar os barzinhos da orla da Capital. Gravou o primeiro clipe, que superou a marca dos 40 mil acessos no You Tube. Dois anos depois, assinou a trilha sonora do filme “Tudo que Deus criou”, com Letícia Spiller, Guta Stresser e Maria Gladys no elenco.


A banda já abriu shows de artistas como Leoni (com o qual dividiu o palco na música “Por que não eu?”), Pouca Vogal, Oswaldo Montenegro, Adriana Calcanhotto, O Rappa, Geraldo Azevedo, Maria Gadú e Capital Inicial.


Em julho de 2013, Val Donato & Os Cabeças lançaram seu primeiro CD inteiramente autoral. Com 12 faixas que impressionam pelo apuro musical, o trabalho expõe a veia inquieta da compositora e vocalista da banda. O álbum conta com a participação especial do cantor e compositor Leoni na faixa “Cargas”. Gravado em Campina Grande no G&A Estúdio, o disco conta com a produção musical do premiado guitarrista e produtor musical Giordano Frag.


A atual formação da banda conta com Val Donato (vocal), Rafael Chaves (guitarra), Cleanto Neto (baixo), Almir César (bateria) e Gabriel Caminha (violão, guitarra, gaita e vocais).



Secom-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário