O governador Ricardo Coutinho e a primeira-dama, Pâmela Bório, prestigiaram, nesse domingo (26), o encerramento da 19ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba. Durante 35 dias, mais de 100 mil pessoas visitaram o espaço, localizado na praia do Cabo Branco, em João Pessoa. Promovido pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), o Salão abrigou trabalhos de mais de cinco mil artesãos de 80 municípios e gerou um volume de vendas de mais de R$ 1,7 milhão, o que representa um aumento de 23% em comparação com a edição anterior.
De acordo com a gestora do PAP, Ladjane Barbosa, a Paraíba já tem experiência em salões e feiras de artesanato. “A qualidade e excelência dos nossos produtos nos credenciam. Somos procurados por diversos Estados para falar sobre as nossas feiras. O artesão da Paraíba recebe capacitação, cursos, que envolvem várias áreas. Hoje, na Paraíba, mais de 25 mil pessoas vivem do artesanato ou complementam renda a partir dele”, afirmou a gestora.
Entre as tipologias mais vendidas nesta edição da feira estão: fios, madeira, couro, cerâmica e fibras. Mas, o espaço abrigou também a arte dos brinquedos populares, tecelagem, xilogravura, couro, pedra, osso, artesanato indígena, metal, cordel, habilidades manuais, algodão colorido e gastronomia.
O deputado estadual, Hervázio Bezerra, que também acompanhou o governador e a primeira-dama no encerramento do Salão, mostrou-se impressionado com dimensão do evento e a qualidade dos produtos. “A qualidade da produção do artesanato produzido na Paraíba nos orgulha. Hoje recebi muitos elogios de turistas, que, a todo momento, nos passavam as melhores impressões das peças, dos artistas e da excelência do material produzido aqui. Esse incentivo promovido pelo Governo do Estado é de fundamental importância para mostrar as potencialidades de todas as regiões da Paraíba”, afirmou o deputado.
Com o tema “Nossa Arte tem Fibra”, XIX edição do Salão do Artesanato da Paraíba destacou os artigos que usavam as fibras naturais como matéria-prima. Foram mais de 3,5 mil metros quadrados de área dedicados a produção da arte paraibana.
Com o encerramento da feira, os artesãos paraibanos já se preparam para as próximas atividades. O Programa do Artesanato da Paraíba confirmou presença na Craft Design, uma das maiores feiras do segmento do mundo, realizada no Estado de São Paulo (5 a 13 de março) e na Semana do Artesão, que acontece no Shopping Boulevard (14 a 23 de março), na cidade de Campina Grande.
Secom-PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário