Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ruy quer investimento para avanço da computação em nuvem




Ruy quer investimento para avanço da computação em nuvemRuy Carneiro defende legislação e investimento para avanço da computação em nuvemno país


Durante audiência na Comissão de Ciência eTecnologia, nesta terça-feira (24), sobre a relevância tecnológica, econômica eestratégica da computação em nuvem (cloud computing), o deputado RuyCarneiro (PSDB/PB) anunciou que vai apresentar uma legislação para que oBrasil avance no setor.


Para o tucano, que propôs a reunião, o país precisade uma legislação específica para crescer na área e atrair investidores.“Ninguém vai investir sem ter uma legislação. Porque ninguém vai deixar umoutro país que tenha normas para vir ao Brasil, que não tem uma regulamentaçãoespecífica”, comentou.


O parlamentar criticou a inércia do governofederal, que não incentiva o desenvolvimento de tecnologia de informação. “Ogoverno não tem dado a devida importância a esse tema, que em breve deverágerar no mundo mais de 14 milhões de empregos. Precisamos correr atrás doprejuízo”, afirmou.


Outro ponto debatido foi o atraso, pois emmuitas regiões do país não há acesso à internet, o que inviabiliza a computaçãoem nuvem. “Não se pode falar em nuvem quando você sequer tem internet, pois osdados não têm como trafegar”, cobrou.


Diversos palestrantes criticaram a falta deinvestimento na instalação da banda larga e a alta taxa da carga tributária queincide sobre os equipamentos de informática. Hoje, o Brasil está atrás depaíses como o Vietnã, Argentina e Chile.


A computação em nuvem consiste em um conjunto deserviços acessíveis pela internet que visam fornecer em servidores da web omesmo conteúdo armazenado em dados. A partir de qualquer computador, pode-seter acesso a informações, arquivos e programas, sem a necessidade dearmazenamento no disco rígido. Haverá economia no espaço físico e acredita-seque no futuro ninguém precisará instalar e armazenar nenhum tipo de software nocomputador.


Informações do Diário Tucano

Nenhum comentário:

Postar um comentário