Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 12 de julho de 2014

Superlua poderá ser vista neste sábado




Superlua poderá ser vista neste sábado Um fenômeno astronômico chamado superlua, no qual a Lua cheia surge maior e mais brilhante no céu, poderá ser visto na madrugada deste sábado. No Brasil, o melhor horário para observar o astro é antes do Sol nascer neste sábado, entre 5h e 6h da manhã.


O ápice da superlua, às 8h25 do horário de Brasília, não será visível, pois o céu estará claro. O efeito visual do fenômeno, no entanto, será o mesmo algumas horas antes de seu pico, de acordo com Enos Picazzio, astrofísico do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP). "Somente com uso de instrumentos seria possível perceber diferença no brilho lunar às 6h e às 8h25", diz o pesquisador.


As superluas ocorrem porque a órbita da Lua não é exatamente circular — assim como a dos planetas —, de modo que em determinado ponto o satélite está mais próximo da Terra. A distância da Lua à Terra varia aproximadamente de 363.104 quilômetros no perigeu (ponto mais próximo) a 405.696 quilômetros no apogeu (ponto mais afastado). Quando o perigeu coincide com a fase da Lua cheia, ocorre a superlua. "O satélite pode parecer até 15% maior do que quando está no ponto mais distante, e 30% mais brilhante", diz Picazzio.


Para notar a diferença, as condições climáticas precisam ser favoráveis. Caso o tempo esteja nublado ou chuvoso no fim da madrugada, por ser impossível perceber o brilho do astro.


Neste ano, o fenômeno vai se repetir em 10 de agosto e 9 de setembro. Em agosto, o ápice ocorrerá às 15h09 do horário de Brasília. Já em setembro, o ponto máximo está previsto para as 22h38.



Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário