Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

domingo, 18 de agosto de 2013

Restaurante do Campus do IFPB Campina será um dos mais modernos na PB




 Restaurante do Campus do IFPB Campina será um dos mais modernos na PB  Previsão é de que o novo espaço seja entregue à comunidade escolar no início de 2014. Restaurante será um dos mais bem equipados da Rede Federal na Paraíba.


Um dos espaços mais aguardados pela comunidade escolar do IFPB Campus Campina, o restaurante, está em fase de finalização de sua estrutura física. A previsão é que a obra de 750m² e investimentos de R$ 560 mil reais seja concluída no início de 2014. Com cerca de 90% das obras executadas, o cronograma aponta agora para a etapa de acabamento. O novo espaço do Campus Campina foi pensado para suprir a necessidade de atender com qualidade e segurança o número crescente de estudantes da instituição.

Serão oferecidas oitocentas refeições inicialmente, 500 no período diurno, e 300 à noite, todas gratuitas. “Estamos satisfeitos, pois é uma aquisição que está dentro dos padrões e normas vigentes”, diz o diretor de administração do campus, José Albino. Ele ressalta ainda que a concepção do ambiente teve a participação e envolvimento direto de pessoas capacitadas que irão atuar no restaurante.

Estudante do Curso de Segurança do Trabalho, Kellyane Ramos, diz que a vida de muitos colegas vai melhorar com o funcionamento do refeitório, pois muitos deles moram em municípios distantes. “São alunos carentes e sem condições para comprar almoço diariamente. Eu mesma já tive que comer na casa de amigos para economizar”, revela.

A nutricionista, Rafaella Moura, acompanha os trabalhos desde a etapa inicial fornecendo informações importantes para o projeto, como a definição do layout até o andamento da execução da obra. A presença de um profissional da área de saúde contribuiu para que o novo espaço tivesse áreas e sub-áreas construídas e dispostas de acordo com a legislação da vigilância sanitária. “A edificação e as instalações devem ser projetadas de forma a possibilitar um fluxo ordenado e sem cruzamentos em todas as etapas da preparação de alimentos e a facilitar as operações de manutenção, limpeza e, quando for o caso, desinfecção. Essas normas são exigências dos órgãos fiscalizadores”, esclarece Moura.

Entre os restaurantes da Rede Federal na Paraíba, o do IFPB Campina será o mais moderno. Vários equipamentos e utensílios já foram adquiridos, e outros estão em processo de licitação. O novo equipamento é dotado de duas câmaras frigoríficas (congelamento e refrigeração), sala do nutricionista, depósito de material de limpeza, áreas para cortes de carnes, de lavagem de bandejas e panelas, lavanderia, almoxarifado, preparação de alimentos, dois vestiários e um depósito anexo para acomodação do lixo.

Atualmente, a nutricionista vem realizando uma avaliação antropométrica dos estudantes (aferição de peso e medida) que recebem auxílio alimentação, para a definição de cardápios e perfil nutricional desses estudantes. Para coletar os dados, um software está sendo desenvolvido pelo professor de informática, Rhavy Maia. “A partir disso, vou determinar o perfil da população do IF de Campina, e em seguida fazer uma média do gasto calórico e protéico desses alunos, pra poder calcular os cardápios”, explica.


A obstinação e o espírito arrojado foram fundamentais na aceleração dos serviços do novo restaurante. Neste sentido, o diretor geral, Cícero Nicácio, não tem poupado esforços para que o espaço faça parte do cotidiano de todos, alunos e servidores, o mais breve possível. “Este empreendimento reflete o cuidado no trato com a coisa pública, mas acima de tudo com nossos estudantes. Nossa meta é oferece-lhes um serviço digno e de qualidade”, conclui Nicácio.


Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário