Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Filhotes de jacaré coroa nascem no Parque Zoobotânico




Filhotes de jacaré coroa nascem no Parque Zoobotânico O programa de reprodução em cativeiro de jacarés, desenvolvido pelos profissionais da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da equipe do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), foi contemplado com o nascimento de nove filhotes de jacaré coroa (Paleosuchus palpebrosus), no último domingo (18), encerrando o ciclo de reprodução anual das três espécies que estão sendo mantidas na Bica. Para evitar expor os filhotes recém-nascidos a situações de estresse, só nesta quarta-feira (21) foi feito o registro fotográfico e a divulgação do nascimento.

Segundo o diretor da Bica, Jair Azevedo, “o sucesso desse programa de reprodução de crocodilianos brasileiros em cativeiro, na Bica, deve-se a eficiência do manejo reprodutivo e à dedicação da equipe técnica e tratadores dos animais da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) que, utilizam ferramentas disponíveis, contribuem de forma ativa para proporcionar a conservação e preservação das espécies”, complementou.


No caso da espécie jacaré coroa, foram localizados aproximadamente 30 ovos – que estavam no ninho e foram mantidos em ambiente artificial. Depois que nasceram os nove filhotes foram examinados e transferidos para um tanque do ambulatório do Parque, em ambiente com iluminação, temperatura e umidade controladas. Depois de um ano eles devem ir para o recinto dos jacarés adultos e poderão ser observados pelos visitantes.

Raridade - Por causa de uma desordem genética, chamada de Agenesia Caudal, um dos filhotes nasceu sem a cauda. Essa desordem genética se dá durante o desenvolvimento do feto, que nasceu sem a parte inferior da coluna, com a partição das vértebras caudais, o que ocorre em cerca de 1 para cada 50.000 jacarés nascidos vivos.


Comportamento da espécie - O jacaré coroa é considerado a menor espécie entre os crocodilianos, chega a medir apenas 1,5 metros de comprimento. Geralmente os filhotes alimentam-se de invertebrados, enquanto que os adultos comem peixes e pequenos vertebrados. Eles gostam de se abrigar em tocas durante o dia e costumam caçar no período da tarde. A fêmea põe de 10 a 25 ovos no início da estação chuvosa, que são incubados por cerca de 110 dias.

A origem do nome vulgar “coroa” esta relacionada a uma crosta ossificada proeminente que fica na base da nuca. Essa espécie gosta de água doce e habita rios com vegetação marginal, córregos e florestas alagadas ao redor de grandes lagos. A espécie tem distribuição extensa, da região Norte ao Nordeste, mas também pode ser encontrada na região Centro Oeste, Sudeste, chegando até o estado do Paraná.

O jacaré coroa existe na Bica desde 1996. Encontra-se no apêndice II da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), classificado como uma espécie pouco vulnerável em relação a sua extinção.





Secom/JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário