Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Prefeito nomeia 250 novos guardas e defende atuação próxima do povo




Prefeito nomeia 250 novos guardas e defende atuação próxima do povoA cidade de João Pessoa ganhou, na manhã desta segunda-feira (3), mais 250 guardas municipais, que vão reforçar o cuidado com o patrimônio público e com a população da cidade. O grupo, aprovado em concurso, foi nomeado pelo prefeito Luciano Cartaxo durante cerimônia no auditório máster da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Em 2013, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) garantiu a conclusão do processo classificatório com a realização da terceira etapa do concurso.

O prefeito Luciano Cartaxo deu as boas-vindas aos novos guardas e destacou a necessidade de que todos passem a agir como agentes da cidadania. “Queremos promover uma segurança pública preventiva, que nos possibilite superar o grande desafio de devolver a cidade para as pessoas. Queremos que a população se sinta segura para voltar às praças, ao Centro Histórico, à Lagoa e a todos os espaços públicos, e isso só será possível se contarmos com uma Guarda aproximada e presente no dia a dia da população”, defendeu.

De acordo com o secretário municipal da Segurança Urbana e Cidadania, Geraldo Amorim, o ato coroa todo o esforço do Município para participar ativamente do combate à violência. “O prefeito assumiu esta missão, que inclui toda a reestruturação da Guarda. Tínhamos um contingente pequeno e limitado e agora recebemos guardas preparados para lidar com conflitos, conhecedores dos Direitos Humanos e prontos para lidar com as pessoas. Este era o compromisso da gestão”, destacou.

O guarda Pierre Oliveira representou, na cerimônia, todos os nomeados. Em seu discurso, ele agradeceu ao prefeito pelo compromisso com a Guarda Municipal. “Nossa luta foi muito grande, com muito empenho e determinação. Espero que continuemos juntos, servindo com eficiência ao povo de João Pessoa. É uma grande satisfação poder compor este grupo e passar a fazer parte desta política que busca a segurança de nossa cidade. Hoje é João Pessoa que está de parabéns”, declarou.

Presenças – Para o vereador Bruno Farias, o evento foi à coroação de um compromisso do prefeito com a segurança da Capital. “A Prefeitura não tem a obrigação constitucional de atuar na segurança de forma ostensiva, mas o prefeito entende que o poder público municipal não poderia ser omisso no cuidado com as pessoas”, declarou.

Para o vereador Bosquinho, o prefeito marca sua gestão com este ato em favor da Guarda Municipal. “Ele mexe no sentimento da cidade no momento em que revigora e dá sangue novo a este que é um dos símbolos de João Pessoa. Os novos guardas, treinados e capacitados, trazem a expectativa de um novo tempo para a nossa segurança”, opinou.

O vereador Benilton Lucena destacou o efeito da nomeação para a cidade. “A população vai ter mais tranquilidade para sair de casa, para levar as crianças à escola, para passear e para poder seguir sua vida. A expectativa é de mais segurança e tranquilidade para João Pessoa”, afirmou.

Também estiveram presentes os vereadores Chico do Sindicato, Marcos Vinícius e professor Gabriel; o deputado estadual João Gonçalves; o comandante da Guarda Municipal, Marcos Marques e o capitão dos Portos da Paraíba, capitão de Fragata Valdinei Ciola.

Posse – Os 250 nos Guardas Municipais terão até a próxima sexta-feira (7) para efetuar o ato de posse. Nas próximas duas semanas, o grupo passará por cursos de especialização direcionados para o combate e prevenção ao uso de drogas e ao esquema de atuação durante o Carnaval. A expectativa é que o grupo já integre as equipes que atuam na segurança das prévias carnavalescas.

Formação – No ano passado, o prefeito Luciano Cartaxo já havia iniciado o processo para convocação dos novos Guardas Municipais. Isso aconteceu com a autorização do início da terceira etapa do concurso: o Curso de Formação. Orientados por técnicos de todo o país e seguindo grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança, 334 alunos foram aprovados e considerados aptos para exercer a função.

Obedecendo ao número de vagas disponíveis e previstas no edital do concurso, os 250 aspirantes melhor classificados serão nomeados. Os demais ficarão na suplência, podendo ser convocados para substituir algum dos titulares ou para o suprimento de novas demandas. A lista oficial de convocados e a homologação final do resultado serão publicadas no Semanário Oficial do Município.






Secom-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário