Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Feira agroecológica vende 10 toneladas de alimentos em JP




Feira agroecológica vende 10 toneladas de alimentos em JPA segunda edição da Feira Agroecológica da Reforma Agrária, realizada terça-feira (3), na praça de eventos Ponto de Cem Réis, no centro da capital paraibana, João Pessoa, foi considerada um sucesso com a venda de 10 toneladas de alimentos produzidos sem nenhum tipo de veneno. Segundo os organizadores, foram comercializadas duas toneladas a mais do que na primeira edição, em novembro.

A feira, realizada toda primeira terça-feira do mês, das 15h às 19h,tem a participação de trinta famílias de nove assentamentos da reforma agrária: Novo Salvador (Jacaraú), Jardim (Curral de Cima), Boa Esperança (Jacaraú), Dona Helena (Cruz do Espírito Santo), Vida Nova (Sapé), João Gomes (Alhandra) e Apasa (Pitimbu), além dos acampamentos Marinas do Abiaí (Pitimbu) e Ponta de Gramame (João Pessoa).

Consumidores elogiam produtos da reforma agrária

Essa ação dos assentados e acampados, já está se transformando em agenda para muita gente. A enfermeira Maria Ângela Andrade, por exemplo, disse que teve informação sobre a realização da Feira com antecedência e esperou para fazer suas compras. "Preferi comprar as frutas e verduras aqui, pois sei da qualidade dos produtos e tenho a certeza de que estou levando saúde para dentro da minha casa”, afirmou a enfermeira.

Na opinião do aposentado Francisco Vieira Sobrinho, de 72 anos, a feira é uma mostra de que a reforma agrária no estado da Paraíba tem resultados. “A partir de agora, eu estarei toda primeira terça-feira do mês comprando esses produtos saudáveis. Vou comprar para o mês inteiro e guardar no freezer. Pena que a feira é apenas uma vez por mês no centro da cidade”, disse o aposentado.

Para os participantes da feira, a experiência está sendo animadora. Jaqueline Barreto, do Assentamento Novo Salvador (Jacaraú), que vende noni, macaxeira, maracujá, pimenta e outros produtos disse que "é muito satisfatório está no centro da capital paraibana e entrar em contato com os consumidores para vender um produto que eu mesma plantei e colhi", afirmou.

Para o deputado estadual Frei Anastácio (PT), essa feira e outras 37 que são realizadas no estado, são fruto da luta pela terra nos últimos trinta anos na Paraíba, onde os trabalhadores sofreram despejos, espancamentos e alguns foram até assassinados. “Mas, os trabalhadores não desistiram: conseguiram adquirir terra através da luta, e hoje estamos vendo o fruto", destacou o deputado. Segundo Rogério de Oliveira, um dos coordenadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT) "esse é um momento em que os assentados podem mostrar o fruto de seu trabalho e de suas lutas, vendendo um produto saudável e dando visibilidade aos resultados da reforma agrária e da luta pela terra na Paraíba",afirmou.

Produtos sem agrotóxicos são a atração

A feira é promovida pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), com apoio da Superintendência do Incra na Paraíba (Incra-PB), da Prefeitura Municipal de João Pessoa e do mandato do deputado estadual Frei Anastácio (PT).

Para o Superintendente regional do Incra na Paraíba, Cleofas Cajú, os produtos sem agrotóxicos comercializados na Feira, são o principal atrativo para o consumidor. “Produtos desse tipo não são encontrados com facilidade, em nosso estado. Dessa forma, ter produtos sem nenhum tipo de veneno numa feira realizada no local mais movimentado de João Pessoa é um grande atrativo para a população. Uma prova disso foi o aumento nas vendas”, destacou o superintendente.

Entre os produtos comercializados na feira estão feijão, milho verde, tomate, pimentão, coco verde, acerola, batata-doce, none, coentro, alface, cenoura, repolho, macaxeira, inhame, mamão, manga, tapioca, bolo, doces da fruta, beiju, bolos, canjica, mungunzá, galinha de capoeira, ovos e sucos, guaiamum (uma espécie de caranguejo), além de mel e peças de artesanato.



Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário